Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
6

RTP muda estratégia e produz nova novela

Estação pública vai ter ficção de 'baixo custo' a seguir à hora de almoço.
Duarte Faria 22 de Setembro de 2016 às 08:38
'Os Nossos Dias', emitida entre setembro de 2013 e abril deste ano, foi a última novela da hora de almoço da RTP 1
'Os Nossos Dias', emitida entre setembro de 2013 e abril deste ano, foi a última novela da hora de almoço da RTP 1 FOTO: Direitos Reservados
A RTP vai voltar a produzir uma telenovela. Já se encontra em fase de pré-produção ‘O Sábio’, que será emitida de segunda a sexta-feira, após o ‘Jornal da Tarde’. Estão previstos 300 episódios.

"Em 2017 teremos uma novela original no horário após a hora de almoço", confirmou ao CM Daniel Deusdado, diretor de programas da RTP 1. "Temos estado a repor programas naquela faixa mas achamos que está na hora de olharmos com mais atenção para o horário", acrescentou o responsável.

Esta medida contraria a intenção avançada no ano passado por Nuno Artur Silva, administrador da RTP com o pelouro dos conteúdos, de a televisão pública deixar de produzir "novelas envergonhadas", como ‘Os Nossos Dias’, ‘Bem-vindos a Beirais’ e ‘Água de Mar’, e substituí-las por séries.

Mas Daniel Deusdado esclarece: "Não temos nada contra as novelas. Achamos é que não devemos pôr novelas no horário da noite onde devemos ser alternativa aos outros canais [SIC e TVI], para telespectadores alternativos. Mas à hora de almoço faz sentido produzir uma."

A nova ficção será produzida pela SP Televisão, empresa responsável por ‘Os Nossos Dias’ e ‘Bem-vindos a Beirais’, apelidadas pela anterior direção de programas, liderada por Hugo Andrade, como ‘ficção low cost [de baixo custo]’. "Vamos também adotar esse posicionamento porque não temos muito dinheiro e temos de dividi-lo por muitos compromissos", concluiu Daniel Deusdado.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)