page view

RTP noticia demissão de Isabel dos Santos

Falsa nota de imprensa da Presidência da República foi desmentida pela Sonangol.

04 de novembro de 2017 às 10:07

A RTP noticiou ontem a saída de Isabel dos Santos da a empresa petrolífera de Angola. Poucos minutos depois, a notícia era corrigida, com a RTP a admitir que se tinha baseado numa "falsa nota de imprensa da Presidência da República" que chegou à redação. A estação já apresentou desculpas à empresária.

A suposta exoneração da filha de Eduardo dos Santos pelo novo presidente angolano começou a circular de manhã na rede Whatsapp, que citava como fonte uma nota de imprensa atribuída à Presidência angolana e assinada por João Lourenço.

A informação falsa acabou por chegar à RTP, o que levou a Sonangol a desmentir prontamente a notícia, entretanto divulgada em vários sites, e que avançada ainda que a empresária seria substituída por Jefferson Correia Airosa.

O presidente angolano, que está em funções desde 26 de setembro, exonerou e nomeou recentemente novos conselhos de administração de entidades públicas como a Endiama (diamantes), a Ferrangol (ferro) e o Banco Nacional de Angola. Ao mesmo tempo, as notícias que dão conta da saída de Isabel dos Santos têm sido uma constante.

Recorde-se que a empresária - considerada a mulher mais rica de África pela revista ‘Forbes’, com uma fortuna avaliada em cerca de 2,8 mil milhões de euros - foi nomeada para a presidência da Sonangol, em junho de 2016, pelo pai, José Eduardo dos Santos, quando este ainda estava em funções como presidente.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8