Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media

RTP POUPA SEIS MILHÕES NA LIGA DOS CAMPEÕES

A RTP assegurou ontem a transmissão dos jogos da Liga dos Campeões por mais três épocas. Uma compra que permite uma poupança de cerca de seis milhões de euros em relação ao último contrato, negociado em 2002.
30 de Julho de 2003 às 00:00
 O Milan de Rui Costa venceu a Juventus na última final
O Milan de Rui Costa venceu a Juventus na última final FOTO: Reuters/Claudio Papi
Nessa altura, sob a vigência de João Carlos Silva, o contrato, válido também por três temporadas, custou 8,5 milhões de euros, e envolvia 17 jogos, sendo que a RTP só tinha direito aos encontros das quartas-feiras (a Team, empresa ligada à UEFA que detém os direitos televisivos da competição, reservava as terças-feiras para as televisões de sinal fechado).
O contrato ontem assinado é de cerca de 2,5 milhões de euros, envolve apenas 13 jogos (a UEFA reduziu o formato da Liga milionária), mas com a hipótese de a RTP escolher qual o jogo a transmitir em cada uma das jornadas.
Com este acordo, a RTP reduz assim o custo dos direitos da Liga dos Campeões em cerca de 6 milhões de euros por ano, sendo o custo anual do novo contrato 75% inferior ao custo anterior. Gonçalo Reis, administrador da RTP, congratulou-se pelo acordo conseguido. "É uma das melhores negociações de sempre, e, estou certo, uma das melhores a nível europeu e prova que o anterior estava mal negociado."
Cada jogo ficará em cerca de 175 mil euros, mais barato do que alguns jogos nacionais.
QUATRO JOGOS NA SPORT TV
A Sport TV e a UEFA também fecharam um acordo para a transmissão de jogos da Liga dos Campeões. Ficou decidido que o canal codificado vai acompanhar a emissão de quatro jogos por cada jornada. A grande novidade recai na possibilidade de o telespectador poder ver quatro jogos em simultâneo ao mesmo tempo que estreiam em Portugal as emissões para o serviço digital interactivo. A RTP adquiriu os direitos de um jogo por jornada.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)