Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
6

RTP processa crítico

A RTP vai processar Eduardo Cintra Torres na sequência de um artigo de opinião publicado no jornal ‘Público’, no qual o crítico acusa a estação pública de ceder a alegadas pressões do Governo na cobertura dos incêndios.
22 de Agosto de 2006 às 00:00
“A direcção de Informação da RTP decidiu processar judicialmente Eduardo Cintra Torres pelas afirmações e insinuações graves e difamatórias escritas”, divulgou ontem a direcção de informação, liderada por Luís Marinho, em comunicado.
Para o canal, Cintra Torres persiste “num ataque à informação da RTP baseado em factos falsos e em considerações que atentam contra a honra e o bom-nome dos seus profissionais”. Luís Marinho chegou mesmo a definir Cintra Torres como um “mentiroso encartado”, o que, segundo o crítico de televisão, não acontece pela primeira vez. “Já me tinha chamado mentiroso num artigo que publicou há uns meses em resposta a um meu. Portanto já não é novidade para mim”, recorda.
De acordo com a direcção de Informação, Cintra Torres terá agora de provar em Tribunal “as afirmações caluniosas que tem proferido, que são o contrário do livre debate de ideias que se deseja e saúda”.
No referido artigo, Cintra Torres acusa a RTP de censurar os fogos e contabiliza o número de notícias e o tempo de duração da informação sobre incêndios divulgada pelos três canais generalistas no dia 12 de Agosto e conclui que o estatal “não cumpriu as suas próprias orientações”, por não ter feito qualquer directo e ter dedicado ao tema apenas 3,8 % do tempo do ‘Telejornal’.
No referido artigo o crítico adianta ainda: “As informações de que disponho indicam que o gabinete do primeiro-ministro deu instruções directas à RTP para se fazer censura à cobertura dos incêndios: são ordens directas do gabinete de Sócrates.”
Sobre a decisão da RTP, Cintra Torres diz: “Se a direcção de Informação decidiu apresentar queixa, o Tribunal é um bom local para se apurar a verdade”, acrescentando que o seu texto “se baseou exclusivamente em factos, quer resultantes do tratamento estatístico, quer resultantes de testemunhos”, por isso, mantém tudo o que escreveu no passado domingo.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)