Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
1

RTP reduz fatura energética em 10%

A RTP inaugurou esta terça-feira a sua central fotovoltaica, instalada na sede da empresa, em Lisboa.
Duarte Faria 16 de Maio de 2017 às 20:48
Gonçalo Reis, presidente da RTP, Cristina Vaz Tomé, administradora, Jorge Seguro, Secretário de Estado da Energia, e Carlos Martins, Secretário de Estado adjunto e do Ambiente
Gonçalo Reis, presidente da RTP, Cristina Vaz Tomé, administradora, Jorge Seguro, Secretário de Estado da Energia, e Carlos Martins, Secretário de Estado adjunto e do Ambiente FOTO: Mariline Alves

Está inaugurada a central fotovoltaica da RTP. A infraestrutura, construída no parque de estacionamento (o que também permitirá "fazer o sombreamento das viaturas estacionadas"), é constituída por 900 painéis fotovoltaicos, instalados numa área de 1450 metros quadrados, e irá produzir anualmente o equivalente ao consumo energético de 118 lares portugueses. A Enforce, uma empresa de capitais 100% nacionais, foi a responsável pela execução da obra.

Um investimento superior a 300 mil euros, que permitirá reduzir a fatura energética da RTP em cerca de 10%, e cujo retorno está projectado a 10 anos. A conta energética da RTP em 2016 foi de 2,9 milhões de euros.

"A instalação deste parque fotovoltaico é um dos pilares da RTP para ser uma empresa ecologicamente responsável. É mais um passo neste processo", afirmou Gonçalo Reis, presidente da empresa pública de rádio e televisão, na inauguração oficial do projecto.

Cristina Vaz Tomé, administradora da RTP, garantiu que a empresa "não vai ficar por aqui", no que ao desenvolvimento de uma estratégia de sustentabilidade diz respeito, e revelou que, até ao fim do ano, parte da frota automóvel do grupo de rádio e televisão será substituída por carros elétricos.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)