Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
1

RTP sem aumento salarial

A RTP acatou a decisão do Governo e vai congelar os aumentos salariais em 2010. A informação foi confirmada ao CM por fonte da empresa pública, que no entanto vai manter a atribuição de prémios de desempenho aos funcionários que tenham obtido uma avaliação de ‘Bom’ ou ‘Muito Bom’.
16 de Março de 2010 às 00:30
Presidente da RTP, Guilherme Costa, mantém atribuição de prémios
Presidente da RTP, Guilherme Costa, mantém atribuição de prémios FOTO: João Cortesão

"Em 2010 não haverá aumentos salariais na RTP", diz fonte da empresa, explicando que o "conselho de administração decidiu seguir a orientação do Ministério das Finanças, a qual tem carácter vinculativo".

A mesma fonte adianta que a RTP "pagará prémios de desempenho este ano, referentes a 2009", acrescentando que estes "premeiam os muito bons resultados económicos da empresa em 2009".

A decisão já foi comunicada aos vários sindicatos de trabalhadores da RTP, que ontem solicitaram uma reunião conjunta à administração da empresa para debater esta proposta. Questionado pelo CM sobre eventuais medidas de protesto, como uma greve, a mesma fonte sindical apenas adiantou que "nada está definido", remetendo uma decisão final para depois da reunião com a equipa liderada por Guilherme Costa.

Os prémios de desempenho foram criados na presidência de Almerindo Marques e atribuídos pela primeira vez em 2008. No último ano, e de acordo com o relatório e contas da RTP, foram disponibilizados dois milhões de euros para prémios, sendo que o valor pago foi inferior, diz fonte da RTP.

PORMENORES

Dois milhões

No ano passado, o grupo RTP disponibilizou dois milhões de euros para o pagamento de prémios de desempenho aos funcionários.

2400 funcionários

Actualmente a RTP conta cerca de 2400 funcionários nos quadros, um número que foi reduzido em 2009 após um programa de rescisões voluntárias. O grupo recebeu 235 candidaturas, que resultaram na saída de 112 pessoas.

Aumento diferenciado

Em 2009 os aumentos foramdiferenciados, com um congelamento para os salários acima de quatro mil euros.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)