Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
5

RTP tem 33 milhões para pagar por futebol

Empresa tem contratos assinados até 2022 que implicam gastos totais de 48,5 milhões para a compra de conteúdos.
Hugo Real 16 de Junho de 2017 às 08:43
Taça das Confederações, que arranca este sábado, vai ser emitida na RTP, com destaque para os jogos da Seleção
Taça das Confederações, que arranca este sábado, vai ser emitida na RTP, com destaque para os jogos da Seleção FOTO: Paulo Calado
No final do ano passado, a RTP tinha "compromissos assumidos", entre 2017 e 2022, relativos a "contratos ou acordos celebrados com terceiros para a compra de direitos, exibição de filmes e outros programas" num valor superior a 48,5 milhões de euros. Deste montante, a grande fatia diz respeito a conteúdos de desporto, que totalizam quase 33 milhões de euros.

Só para este ano, o grupo público tinha mais de oito milhões de euros em contratos de direitos desportivos, dos quais o mais caro é a Liga dos Campeões (cerca de seis milhões de euros). Já para 2018, ano do Mundial de Futebol, o valor é de quase 11,2 milhões de euros. Se para 2019 e 2020 ainda não existem contratos celebrados, para 2022, quando se realiza o Mundial do Qatar, o montante contratualizado é de 13,2 milhões de euros.

Tirando o futebol, é na ficção nacional que a RTP tem um investimento considerável já acordado, sobretudo para 2017, onde o valor atinge os 8,7 milhões de euros (total até 2022 é de 9,2 milhões). Recorde-se que este ano a empresa pública já emitiu séries como ‘Ministério do Tempo’, ‘Sim, Chef!’, ‘Vidago’ e ‘Filha da Lei’. A 5 de julho estreia ‘Madre Paula’ e, até ao final do ano, ainda podem chegar ao ecrã ficções como ‘Último Recurso’, ‘Tudo Incluído’, ‘Três Mulheres’, ‘País Irmão’, ‘A Criação’ e ‘1986’.

Já os conteúdos ‘Recreativos’ somam 3,7 milhões, mais do que os 2,3 milhões dos ‘Documentais e Culturais’ e do que os 545 mil dos ‘Infantis e Juvenis’.
RTP Vidago Mundial do Qatar Liga dos Campeões Mundial de Futebol Juvenis Chef Ministério do Tempo
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)