Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
5

RUTE NEGA PAIXÃO

É uma das residentes do 35. Frontal e dinâmica, ela vai demorar a perceber que tem um ‘fraco’ por ‘Raul’, o rapaz mais certinho da república d’ ‘Os Bananas’
27 de Setembro de 2003 às 00:00
Alda Gomes deseja que a sua personagem venha a ser uma grande jornalista
Alda Gomes deseja que a sua personagem venha a ser uma grande jornalista FOTO: Pedro Catarino
“Quando olham para mim na rua não sei se o fazem porque tenho uma nódoa na camisa, ou porque me reconhecem de algum sítio... Não tenho a noção”, diz Alda Gomes. Na telenovela ‘O Teu Olhar’ (TVI), a actriz, de 24 anos, dá vida a ‘Rute’, a sua primeira grande experiência televisiva.
“A ‘Rute’ é gira. Muito frontal. Bate o pé e leva as suas ideias avante. Gostava que no final da novela ela esquecesse o lado sentimental e fosse uma vencedora: que acabasse o curso, viajasse para o estrangeiro e fosse uma grande jornalista”, afirma Alda Gomes acerca da sua personagem.
E por falar em sentimentos, a jovem actriz pouco adianta sobre a possibilidade de um romance com um dos rapazes da república de ‘Os Bananas’, o ‘Raul’, personagem interpretada por Hugo Sequeira: “Nós somos tão diferentes que sempre achei que isso poderia mexer connosco... Acho que a ‘Rute’ vai ser a última pessoa a perceber que há uma ‘faísca’ com o ‘Raul’ e, dado o feitio dela, vai negar essa evidência até ao fim...“
Aquilo que ambiciosa para a personagem parece coincidir com o que Alda Gomes deseja para si mesma: “Sou romântica, mas acho que a minha profissão é mais importante... Quero aprender línguas para poder ir para o estrangeiro e trabalhar à frente, ou atrás das câmaras.”
’GRITEI DE ALEGRIA’
Um dia fez um ‘casting’. João Canijo, realizador cinematográfico, gostou do seu desempenho e telefonou-lhe para casa convidando-a para integrar o elenco de ‘Ganhar a Vida’, uma co-produção com França. “Gritei de alegria”, diz a actriz recordando esse momento mágico na sua vida. Depois desta longa-metragem, Alda Gomes fez três curtas-metragens. Uma delas ‘Olhó Passarinho’, de José Sacramento, foi distinguida em Itália.
IRMÃOS E ADMIRADORES
Para três dos seus seis irmãos, Alda é a heroína da novela ‘O Teu Olhar’. “Quando chego a casa, os meus três irmãos mais novos aguardam-me ansiosamente para verem comigo a novela. Durante a exibição do episódio bombardeiam-me com perguntas, às quais, confesso, depois de um dia de gravações, tenho pouca paciência para responder....” Todavia, encantada com a sua numerosa família, a jovem actriz conta: “Adoro raptar os mais velhos e ir com eles ao cinema, ao teatro ou a um concerto. O melhor programa para fazer com o mais novinho, que tem três anos, é levá-lo ao McDonald’s”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)