Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
6

Saída de Manuela festejada

Joaquim Oliveira avisou Armando Vara que a jornalista ia deixar a TVI.
12 de Julho de 2010 às 00:30
Armando Vara soube da saída de Moura Guedes da TVI a 3 de Setembro
Armando Vara soube da saída de Moura Guedes da TVI a 3 de Setembro FOTO: Jorge Paula

A saída da jornalista Manuela Moura Guedes dos ecrãs da TVI foi recebida com alegria, ainda antes de ser tornada pública. Numa das conversas que hoje publicamos, o antigo ministro socialista Armando Vara diz mesmo que se trata de 'uma grande notícia'.

A novidade foi-lhe transmitida por Joaquim Oliveira a 3 de Setembro, via sms: 'A Manela não apresenta mais o jornal. Direcção demitiu-se. Mas não diga que eu lhe disse.' E reforçada por telefone mais tarde. Primeiro a explicação: Moura Guedes diz que sente pressões da administração e como resultado a direcção de informação demitiu-se. Depois a consequência: 'Ela cai e não apresenta mais o jornal.'

A situação na Prisa também é motivo de conversa, mas a 20 de Agosto. Joaquim Oliveira diz a Armando Vara que 'as coisas estão más para a Prisa', anunciando-se uma rota de colisão com o Governo espanhol .

No dia seguinte, Joaquim Oliveira combina um encontro com Armando Vara para preparar uma reunião com o administrador da Oni Rafael Mora.

'CM' DIVULGA NA ÍNTEGRA DOCUMENTO DA PJ DE AVEIRO ENVIADO PARA O PARA O PARLAMENTO

Dia 16 de Agosto, 00h03

Armando Vara (AV) e Joaquim Oliveira (JO)

J. Oliveira diz a AV que viu no ‘Expresso’ o Carlos Santos Ferreira 'em grande estilo'. Vara diz que viu, de 'setas para cima'. JO comenta que 'aquilo agora disparou a 200 e nunca mais pára' e que rapidamente vai chegar a um euro. Refere também um artigo que saiu no ‘Sol’ no dia anterior, respondendo Vara que mais tarde ou mais cedo 'aquilo sai de cena'. JO fala ainda de Espanha, que as coisas estão más para a Prisa, segundo notícias do ‘Expresso’, em que se anuncia rota de colisão directa e frontal com o Zapatero, o que dará origem a uma 'chuvada do outro mundo'. AV comenta que 'nunca se sabe' e que os 'gajos da televisão' são todos uns idiotas que acham que são eles que mandam. JO concorda e diz que Cébrian sempre 'mandou no PS espanhol'.

Dia 20 de Agosto, 12h40

Vítor (BCP) e Armando Vara (AV)

Vítor e AV conversam sobre um financiamento à Ongoing e respectivas condições.

Dia 21 de Agosto, 20h55

Joaquim Oliveira (JO) e Armando Vara (AV)

JO diz que os espanhóis meteram à venda os 30 por cento da Media Capital. AV comenta que não adianta muito. JO concorda e acrescenta que ninguém vai aparecer para comprar. AV refere que os da Ongoing já conseguiram 'tirar de lá o gajo' e 'aumentar a folha de salários'. JO pergunta a AV se anda com problemas, que lhe contaram umas coisas mas que depois falam. Vara responde que não tem ideia do que se trata. JO diz que esteve com o Rafael Mora e que na segunda-feira à tarde vai voltar a estar com ele, assinalando que antes disso quer falar com Vara. Combinam entrar novamente em contacto para marcar um encontro para o dia seguinte ou segunda de manhã. JO refere que 'os gajos continuam a mostrar muito interesse' e que já lhes disse que sim e que se faz substituição de dívida e não por múltiplos EBITA. Disse--lhes também que AV sabia da história e que estavam ao corrente de tudo.

Dia 22 de Agosto, 15h35

Armando Vara (AV) e Joaquim Oliveira (JO)

JO pergunta se 'o nosso amigo', o dos jornais, ainda não disse nada. AV diz que o encontrou a almoçar com o Zé Guilherme da Amadora. Vara, rindo-se, diz que ele deve andar à procura de financiamento. JO pergunta se o Rafael estava com ele; Vara diz que estavam só os dois; reforça que o Nuno estava sozinho; JO pergunta se o AV viu a entrevista do Moniz e resume os pontos principais da entrevista: processo contra Sócrates e controlo da informação. AV mostra-se surpreso. Comenta que ele deve andar a facilitar a vida aos gajos. Comenta, rindo-se, que já se está a preparar-se para mais uma indemnização. JO diz que o Rafael lhe disse que não pagou nada para ele sair e que ele assinou um contrato a ganhar a mesma coisa que ganhava lá (700 000 00 líquidos).

Dia 3 de Setembro, 12h25

Joaquim Oliveira envia sms a Armando Vara

'A Manela não apresenta mais o jornal. Direcçãodemitiu-se. Mas não diga que eu lhe disse'.

12h26

Joaquim Oliveira (JO) e Armando Vara(AV)

JO diz a AV que a Moura Guedes se demitiu. AV parece não poder falar e diz a Oliveira que já lhe liga.

12h38

Joaquim Oliveira (JO) e Armando Vara (AV)

JO diz a AV que Moura Guedes 'foi à vida'. Vara diz que 'é uma grande notícia'. JO explica que tem lá uma pessoa dentro que lhe tem contado as coisas todas, que a notícia ainda não é pública e que transcreveu a Vara a mensagem que essa pessoa lhe enviou. Assinala que a direcção comercial publicava uma campanha de promoção ao jornal no CM e que a administração não deixou sair a campanha. Ela (Moura Guedes) diz que sente pressões da administração e como resultado a direcção de informação, da qual fazia parte, demitiu-se. Consequentemente, 'ela cai e não apresenta mais o jornal'. JO acrescenta que se demitiu com o Mário Moura. JO diz que, por enquanto, apenas detém esta informação, confirmando com AV que dali a meia hora ela será pública e que Vara poderá utilizar como bem entender. AV responde que vai fazer um telefonema e que voltará a ligar mais tarde. 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)