Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
4

Santuário de Fátima investe em televisão

Peregrinação de 12 e 13 de maio será o grande teste.
Isabel Jordão 18 de Abril de 2016 às 12:24
Câmaras robotizadas e de alta definição filmam as celebrações das peregrinações
Câmaras robotizadas e de alta definição filmam as celebrações das peregrinações FOTO: Rui Miguel Pedrosa
O Santuário de Fátima está a instalar câmaras robotizadas e de alta definição para filmar as principais celebrações das peregrinações de maio, agosto e outubro.

As imagens captadas serão mostradas aos peregrinos no recinto de oração, através de ‘videowalls’ (ecrãs de grandes dimensões), e disponibilizadas às estações de televisão para serem usadas nas transmissões televisivas. As duas basílicas já dispõem deste circuito interno de televisão.


A próxima peregrinação de 12 e 13 de maio, em que vai ser estreado o novo altar do recinto, será o "grande teste", já que os equipamentos estão em fase final de instalação. O primeiro ‘videowall’ será usado já em maio, mas o plano prevê a instalação de pelo menos dois.

O recinto de oração está também a ser dotado de uma rede em fibra, acessível nos locais onde as estações de televisão habitualmente instalam câmaras de filmar. O objetivo é "melhorar substancialmente a qualidade do sinal e das transmissões" e acabar com os cabos a atravessar as zonas ocupadas pelos fiéis, disse ao CM Carmo Rodeia, porta-voz do santuário.

"Não queremos abdicar da parceria que temos com os canais de televisão que prestam este serviço, transmitindo as celebrações, mas sim garantir que os peregrinos que vêm ao santuário possam ter noção daquilo que se passa no altar, mesmo quando não estão à frente", frisou aquela responsável, salientando que, através dos ‘videowalls’, "haverá um melhor acompanhamento de todos os momentos da celebração".

O valor do investimento não foi revelado, sendo suportado pelas receitas próprias do santuário, provenientes das ofertas feitas pelos peregrinos.

Segundo Carmo Rodeia, "trata-se de um investimento adequado à realidade do dia a dia do santuário, em que existam grandes momentos celebrativos, e tem como finalidade melhorar o acolhimento dos peregrinos e também as condições de trabalho dos jornalistas que acompanham as celebrações".

Para os jornalistas, o santuário está a melhorar a sala de imprensa, instalando quatro cabines de som e ilhas de trabalho com internet sem fios, além de uma nova sala de conferências de imprensa, com recursos de imagem e de áudio.
Fátima Santuário de Fátima religião televisão investimento tecnologia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)