Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
1

Segunda morte em reality show francês

Produtora anunciou suicídio do médico responsável pelos concorrentes do programa ‘Koh Lanta’.
1 de Abril de 2013 às 17:10

O médico do reality show francês ‘Koh Lanta’ suicidou-se esta segunda-feira no Camboja, poucos dias após a morte de um dos concorrentes devido a um ataque cardíaco.

“Anunciamos com consternação que o doutor Thierry Costa faleceu hoje no Camboja”, escreveu a Adventure Line Productions A(LP) em comunicado. A produtora do programa, uma variação do original inglês ‘Survivor’ e que já passou em Portugal, salientou o “seu alto nível de profissionalismo e humanidade”. “Deixou uma carta que foi enviada à sua família”, acrescentou a ALP.

A notícia chegou apenas alguns dias após a morte do concorrente, Gérald Babin, de 25 anos, que faleceu no primeiro dia de gravações no Camboja e levou ao cancelamento do programa. Babin sentiu-se mal depois de participar na primeira prova do concurso, tendo sido assistido de imediato e transportado de helicóptero para um hospital. Durante o percurso sofreu um ataque cardíaco, que se revelou fatal.

Na sua versão oficial, a produtora indicou que fora o Thierry Costa a decidir pelo transporte de Babin e que os médicos locais apenas se limitaram a decretar o óbito. Contudo, as autoridades francesas abriram um inquérito preliminar por homicídio involuntário e os primeiros interrogatórios devem começar ainda esta semana. A autópsia realizada não revelou qualquer anomalia cardíaca.

Na carta que deixou, Thierry, de 38 anos, escreveu que “tratou Gérald de modo respeitável, como um doente e não como um candidato”. “Mesmo lamentando este final infeliz, agi em conformidade com o juramento de Hipócrates e estava rodeado de verdadeiros profissionais”, afirmou.

Entretanto, a ALP anunciou a intenção de processar um anónimo que divulgou imagens que alegadamente colocam em causa a atuação da produtora e do médico. Esse testemunho revelou que, quando Babin terminou uma prova de natação de 200 metros, parou por uns momentos a descansar, mas a produtora obrigou-o a responder à tradicional entrevista para recolher impressões.

Mistura de realidade e aventura, o programa transmitido pelo canal de televisão TF1, combina estratégia, sobrevivência e eventos desportivos.

frança reality show 'koh lanta 'surviver médico suicídio camboja concorrente morte
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)