Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
7

Debate Seguro vs Costa: Candidatos atacam-se mutuamente

O CM e a CMTV vão publicar, esta noite, uma sondagem Aximage que dirá qual dos candidatos a líder do PS ganhou o debate. Até lá, acompanhe aqui o debate entre Seguro e Costa.
9 de Setembro de 2014 às 17:04
bolacha, ps, antónio josé seguro, antónio costa
bolacha, ps, antónio josé seguro, antónio costa FOTO: Nuno Costa

21:25 - "Tem que haver uma liderança forte. O nosso objetivo é a maioria absoluta", referiu António Costa na sua mensagem final, antes de concluir. "Não quero falar em coligações , a ambição do PS é ser alternativa às políticas deste Governo.

21:23 - "Não há nenhuma varinha mágica mas há muita ambição e vontade de trabalhar para fazer o melhor para o nosso País", conclui António José Seguro


21:22 - "Tem falado com António Guterres?", perguntou Judite de Sousa a António Costa sobre a eventual candidatura à Presidência do antigo líder socialista. "É claro, mas não vou falar agora de conversas privadas".

21:18 - "Nós devemos ser prudentes neste momento", refere António Costa sobre a sua ideia em relação aos impostos. "Muita coisa pode acontecer até às Legislativas e não há condições atuais para dizer que por essa altura vou fazer descer os impostos", disse ainda o autarca de Lisboa destacando os acontecimentos que assolam a Europa (troca de liderança na Comissão Europeia e a crise que se vive a leste) como potenciais fatores que podem alterar a realidade portuguesa.

21:13 - "Eu posso garantir aos portugueses que não vou aumentar a carga fiscal. Não aumentarei o IRS, o IRC. Também não vou aumentar o IVA" diz Seguro. que lança ainda a hipótese de descer este imposto para 13% na área da restauração caso chegue ao poder.

21:11 - "O mais grave não é o que disseste, são os ziguezagues que fizeste", acusa Seguro, referindo-se às declarações de Costa que defendia

21:08 - O presidente da Câmara de Lisboa passou ao ataque e criticou as posições do Partido Socialista durante o mandato de Seguro como secretário-geral, nomeadamente a abstenção na discussão de várias medidas tomadas pelo Governo a mando da troika, mas principalmente ao falhar em apoiar a subida do salário mínimo nacional.

21:06 - "Critiquei várias vezes o anterior poder socialista" afirma António Costa face à pergunta de Judite de Sousa em relação à governação de José Sócrates. 

21:04 - "Nós não conseguimos alterar o passado. Nós só conseguimso mudar o futuro se fizermos o nosso trabalho. Oposição construtiva, foi exatamente o que fizemos", diz António José Seguro.

21:01 - Questionado sobre os resultados das últimas eleições do PS, o atual líder socialista exalta os "20, 21 por cento que o PSD alcançou, se tirarmos os votos do CDS, que são um resultado histórico", apesar de admitir ter "falhado em mostrar o descontentamento do povo para com o sistema político". 

20:57 - "Pela primeira vez, a seguir ao 25 de abril, o líder escolhido é contestado", afirmou Seguro, voltando a considerar a candidatura do autarca lisboeta como "um incómodo".

20:50 - António Costa, em resposta às críticas que visam a sua ambição à liderança do partido, responde que "o país está em crise e o Partido Socialista tem de responder às necessidades que o povo protuguês sente". Por isso, Costa entende que é sua obrigação "ajudar a construir uma alternativa ao Governo".

20:48 - Seguro é o primeiro a ter a palavra. O atual líder considera que António Costa provocou uma "crise interna no Partido Socialista" e considera que o seu oponente é desleal.

20:45 - Os candidatos à liderança do PS já estão em estúdio com Judite de Sousa. Vai começar dentro de instantes o primeiro debate entre José António Seguro e António Costa.

António José Seguro e António Costa, os dois candidatos às eleições primárias do PS, vão estar frente a frente, esta terça-feira, num debate transmitido em direto pela TVI, a partir das 20h45. Após o debate, ainda esta noite, o CM e a CMTV vão revelar quem ganhou o confronto televisivo através de uma sondagem Aximage/Correio da Manhã.

O debate terá a duração de 35 minutos e vai ser conduzido pela jornalista Judite Sousa.

António José Seguro António Costa PS TVI Correio da Manhã Judite Sousa sondagem debate
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)