Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
8

Debate Seguro vs Costa: Candidatos atacam-se mutuamente

O CM e a CMTV vão publicar, esta noite, uma sondagem Aximage que dirá qual dos candidatos a líder do PS ganhou o debate. Até lá, acompanhe aqui o debate entre Seguro e Costa.
9 de Setembro de 2014 às 17:04
bolacha, ps, antónio josé seguro, antónio costa
bolacha, ps, antónio josé seguro, antónio costa FOTO: Nuno Costa

21:25 - "Tem que haver uma liderança forte. O nosso objetivo é a maioria absoluta", referiu António Costa na sua mensagem final, antes de concluir. "Não quero falar em coligações , a ambição do PS é ser alternativa às políticas deste Governo.

21:23 - "Não há nenhuma varinha mágica mas há muita ambição e vontade de trabalhar para fazer o melhor para o nosso País", conclui António José Seguro


21:22 - "Tem falado com António Guterres?", perguntou Judite de Sousa a António Costa sobre a eventual candidatura à Presidência do antigo líder socialista. "É claro, mas não vou falar agora de conversas privadas".

21:18 - "Nós devemos ser prudentes neste momento", refere António Costa sobre a sua ideia em relação aos impostos. "Muita coisa pode acontecer até às Legislativas e não há condições atuais para dizer que por essa altura vou fazer descer os impostos", disse ainda o autarca de Lisboa destacando os acontecimentos que assolam a Europa (troca de liderança na Comissão Europeia e a crise que se vive a leste) como potenciais fatores que podem alterar a realidade portuguesa.

21:13 - "Eu posso garantir aos portugueses que não vou aumentar a carga fiscal. Não aumentarei o IRS, o IRC. Também não vou aumentar o IVA" diz Seguro. que lança ainda a hipótese de descer este imposto para 13% na área da restauração caso chegue ao poder.

21:11 - "O mais grave não é o que disseste, são os ziguezagues que fizeste", acusa Seguro, referindo-se às declarações de Costa que defendia

21:08 - O presidente da Câmara de Lisboa passou ao ataque e criticou as posições do Partido Socialista durante o mandato de Seguro como secretário-geral, nomeadamente a abstenção na discussão de várias medidas tomadas pelo Governo a mando da troika, mas principalmente ao falhar em apoiar a subida do salário mínimo nacional.

21:06 - "Critiquei várias vezes o anterior poder socialista" afirma António Costa face à pergunta de Judite de Sousa em relação à governação de José Sócrates. 

21:04 - "Nós não conseguimos alterar o passado. Nós só conseguimso mudar o futuro se fizermos o nosso trabalho. Oposição construtiva, foi exatamente o que fizemos", diz António José Seguro.

21:01 - Questionado sobre os resultados das últimas eleições do PS, o atual líder socialista exalta os "20, 21 por cento que o PSD alcançou, se tirarmos os votos do CDS, que são um resultado histórico", apesar de admitir ter "falhado em mostrar o descontentamento do povo para com o sistema político". 

20:57 - "Pela primeira vez, a seguir ao 25 de abril, o líder escolhido é contestado", afirmou Seguro, voltando a considerar a candidatura do autarca lisboeta como "um incómodo".

20:50 - António Costa, em resposta às críticas que visam a sua ambição à liderança do partido, responde que "o país está em crise e o Partido Socialista tem de responder às necessidades que o povo protuguês sente". Por isso, Costa entende que é sua obrigação "ajudar a construir uma alternativa ao Governo".

20:48 - Seguro é o primeiro a ter a palavra. O atual líder considera que António Costa provocou uma "crise interna no Partido Socialista" e considera que o seu oponente é desleal.

20:45 - Os candidatos à liderança do PS já estão em estúdio com Judite de Sousa. Vai começar dentro de instantes o primeiro debate entre José António Seguro e António Costa.

António José Seguro e António Costa, os dois candidatos às eleições primárias do PS, vão estar frente a frente, esta terça-feira, num debate transmitido em direto pela TVI, a partir das 20h45. Após o debate, ainda esta noite, o CM e a CMTV vão revelar quem ganhou o confronto televisivo através de uma sondagem Aximage/Correio da Manhã.

O debate terá a duração de 35 minutos e vai ser conduzido pela jornalista Judite Sousa.

António José Seguro António Costa PS TVI Correio da Manhã Judite Sousa sondagem debate
Ver comentários