Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
6

Sempre a ganhar na RTP

José Carlos Malato regressa com uma fórmula de sucesso às noites da RTP 1.
A essência do programa é a mesma da que já foi testada e o êxito é visível. Não sendo inovador, continua a atrair, até porque apela à cultura geral.
23 de Julho de 2010 às 00:00

Os concursos são a sorte grande da RTP 1. E são, cada vez mais, a espinha dorsal da sua programação, agora que o canal perdeu o apetecível futebol. Não admira que numa altura em que parece haver um deserto absoluto em termos de ideias para a programação da antena a partir do ‘Telejornal’, a RTP 1 recupere ‘Quem Quer Ser Milionário’, agora com o subtítulo de ‘Alta Pressão’, apresentado por aquele que é um dos trunfos da estação, José Carlos Malato.

Sabe-se como é: os concursos são, muitas vezes, uma mistura de acaso, saber e esperteza. A sorte é fulcral, porque eles acabam por ser uma espécie de roleta de Las Vegas: pode-se ficar rico ou continuar pobre apenas com uma hesitação ou uma certeza. O interessante de ‘Quem Quer Ser Milionário’ é que ele permite que concorrente e espectador aumentem a sua cultura geral. Ou seja, todos acabam por enriquecer de alguma maneira: com dinheiro ou com mais sapiência. Malato, especialista neste tipo de programas (e com uma cultura assinalável, o que o faz sentir-se muito mais à-vontade neste tipo de concursos do que outras estrelas da casa), consegue extrair tudo o que este concurso traz. Com a sua ironia cria mesmo uma tensão (umas vezes mais alta do que outras), que atrai o espectador. Não admira pois que este concurso seja agora, com o ‘Telejornal’, o corpo e a alma do canal. É claro que repetir o mesmo tipo de concursos em doses alternadas acaba por cansar o espectador mais crítico, mas o certo é que a fórmula continua a ser vencedora.

‘Quem Quer Ser Milionário’ é uma espécie de tio Patinhas da RTP 1. Tudo isto levanta, no entanto, outra questão: sem concursos o que restaria hoje de oferta minimamente estimulante do canal 1 do serviço público? O ‘Telejornal’? Meia dúzia de reportagens e uma ou outra série? ‘Quem Quer Ser Milionário’ (tal como ‘O Preço Certo’) tapam ainda a falência deste modelo de RTP 1. Entretêm, mas necessitavam de ser a alavanca do canal para outras propostas mais arrojadas e diferentes. As propostas que não existem.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)