Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
7

Série polémica na TV portuguesa

É a série mais pornográfica que já foi emitida na TV sem precisarmos de usar o número do nosso cartão de crédito antes.” É com esta frase lapidar que a revista norte-americana ‘Rolling Stone’ classifica ‘Californication’, a produção televisiva mais popular do momento e que chega a Portugal no final deste mês.
4 de Janeiro de 2008 às 00:00
DAVID DUCHOVNY
David Duchovny, o emblemático agente secreto de ‘Ficheiros Secretos’, é o protagonista deste delírio americano, que já é considerado o trabalho televisivo mais arrojado e desinibido de todos os tempos. Duchovny deu a volta ao estilo assexuado com que se destacou em ‘Ficheiros Secretos’ e interpreta agora o papel de ‘Hank Moody’, um escritor a viver a crise da meia idade, angustiado e deprimido, que sonha em ter sexo com freiras e mulheres comprometidas e não hesita em dizer palavrões.
PERCURSO DE SUCESSO
A série tem tanto de original como de provocadora, mas, apesar das críticas dos sectores mais radicais, tem registado um percurso de sucesso. Com prémios e elogios da crítica a juntarem-se ao fanatismo dos telespectadores. Produzida pelo canal cabo Showtime, o mesmo que assina a irreverente ‘Weeds’ (‘Erva’, já exibida na RTP 2), ‘Californication’ mais não é do que uma comédia adulta sobre os tempos modernos, onde o sexo desinibido vive paredes meias com a angústia de não se saber quem se é.
Pragmático, Duchovny contraria as críticas de que série é demasiado polémica e salienta que apenas recria um exercício de estilo já anunciado em filmes dos anos 70 como ‘Shampoo’ e ‘Blume in love’. O actor acrescenta até que ‘Californication’ é um retrato ao mesmo tempo dramático e hilariante de um homem egocêntrico, arrependido por ter estragado as melhores relações da sua vida – com a ex-namorada e com a filha – e descontrolado pelo desejo frenético de fazer sexo.
‘Californication’ é também o nome do terceiro álbum dos Red Hot Chili Peppers, lançado em 1999. A banda norte-americana já processou a Showtime pelo uso indevido do nome.
SHOWTIME É A PRODUTORA MAIS ARROJADA: ELE E ELAS
Com autoria de Tom Kapinos, ‘Californication’ é protagonizada por David Duchovny (no papel do escritor Hank Moody), secundado por Madeline Zima (a namorada Mia), Natascha McElhone (a filha Karen Moody), Evan Handler (Charlie), Madeleine Martin (Becca), Pamela Adlon (Marcy), Madeline Zima (Mia) , Michelle Nordin (Heather), Camille Langfield (Sandy) e Judd (Blandley). A produção é da Showtime, que tem assinado as séries mais arrojadas como ‘Letra L’ e ‘Erva’
CALIFORNICATION
CANAL: FX
DIA: Quinta, 31
HORA: 23h15
FORMATO: Série
Ver comentários