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Correio da Manhã

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SIC COMÉDIA À ESPERA

“Está tudo a postos para arrancar”, antecipa o director dos canais temáticos da SIC, Francisco Penim, sobre o novo SIC Comédia. E já estava, não fosse a Alta Autoridade para a Comunicação Social (AACS) ter recusado o pedido da estação de Carnaxide, feito em Junho passado, para substituir o SIC Sempre Gold (no posto 8 da TV Cabo), pelo novo SIC Comédia.
16 de Setembro de 2004 às 00:00
“Por termos tido de apresentar um novo projecto [o pedido de autorização para um novo canal], tem vindo a demorar mais do que o previsto. Estávamos a postos para arrancar findo o período do Verão”, disse ao CM Francisco Penim.
Sobre as razões para a recusa da AACS quanto à substituição, Penim apenas refere que a TV Cabo “considerava que o novo projecto era uma alteração muito radical em relação ao SIC Sempre Gold.” Agora, resta aguardar o parecer da AACS, que se espera positivo, segundo as expectativas do director, e que está previsto concretizar-se até ao final deste mês.
Depois de uma ‘viagem’ que passa ainda pelo Instituto da Comunicação Social (ICS) e Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), a AACS tem a última palavra neste processo.
Assim, o canal de conteúdos humorísticos arrancará muito em breve, possivelmente Outubro, a par da estreia do RTP Memória (dia 4) e depois de extinto o SIC Sempre Gold. “Sempre fizemos tenções de fazer uma transição suave e o canal será desligado um dia antes do arranque do SIC Comédia. Precisamos entretanto de algum tempo para promoção e também para que a TV Cabo possa comunicar aos seus subscritores a alteração”, afirmou Penim, adiantando que estão a ser realizados os últimos ajustes à equipa e identidade gráfica do novo canal.
A SIC fica assim com uma localização ‘privilegiada’ no cabo (ver caixa), considerando que detém quatro canais temáticos nas primeiras dez posições da grelha e que, para já, não há mais vagas (o lugar 7 poderá ‘calhar’ ao novo projecto de economia da TVI). Uma localização que Penim considera merecida: “Não me parece legítimo que, quatro anos depois de a SIC ter canais temáticos vencedores, que um ou outro operador ocupasse um lugar que foi acarinhado pelos conteúdos que a SIC tem vindo a produzir com qualidade.”
E se o responsável espera que o ‘seu’ novo canal venha a ocupar o ‘top 10’ dos canais mais vistos no cabo, Zeinal Bava, o presidente executivo da PT Multimédia (que gere a TV Cabo), tem as mesmas expectativas para o RTP Memória. “Vamos apostar tudo para torná-lo num dos dez canais mais vistos”, disse, ontem.
O CM tentou ainda falar com a RTP sobre a estreia deste projecto (que esteve prevista para Março), mas tal não foi possível até ao fecho desta edição.
INVESTIR E ARRUMAR A CASA
A TV Cabo vai investir entre cinco e dez milhões de euros para criar uma nova imagem da empresa, anunciou ontem Zeinal Bava, presidente executivo da PT Multimédia, num encontro com os jornalistas. A renovação começa já no próximo dia 28 com o alinhamento, por temas, dos canais, divididos a partir dessa data por onze itens – Top 10 (com todos os canais nacionais), Entretenimento Português, Desporto, Infantil, Documentários, Cinema e Séries, Música, Notícias, Entretenimento Estrangeiro, Adultos e Outros.
A nova grelha deverá ficar concluída durante o mês de Novembro embora deixe em aberto vários espaços onde irão figurar os novos canais – RTP Memória, em Outubro, SIC Comédia e TVI Economia e TVI Música, cujo inicio está previsto para o primeiro trimestre de 2005.
Mas as inovações não se ficam por aqui, já que a empresa vai também apostar numa melhor qualidade de serviços, nomeadamente na facturação, para uma leitura mais simples, e no sistema de atendimento ao público.
A TV Cabo vai também ampliar a oferta digital com mais seis canais – BBC World e Prime, RAI Uno, MCM, Eurosport e TVE. Este sistema, com a sigla DTH, passará, a partir de Novembro, a estar disponível em todo o País.
Com esta renovação a TV Cabo pretende angariar mais um milhão de clientes nos próximos cinco a dez anos.
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