Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
5

SIC E ENDEMOL DE ACORDO

A SIC e a Endemol assinaram, ontem, um novo contrato comercial tendo em conta a situação actual do mercado audiovisual. Desta feita ficam sanadas as divergências que vieram a público no passado entre as duas empresas.
12 de Março de 2003 às 00:00
A mais polémica foi sem dúvida a contratação, por parte da Endemol, de Gisela Serrano, ex-Masterplan que fez disparar as audiências do canal de Balsemão, para o “BB Famosos”, da TVI. “Este contrato não foi obtido num estalar de dedos porque cada uma das partes reflectiu sobre os seus objectivos até se chegar a mútuo acordo”, disse ao CM Manuel S. Fonseca, director de programas da SIC.

Para o responsável, “é sempre difícil conciliar interesses tão diferentes como os da estação e da produtora”.
Piet-Hein, director da Endemol sublinhou que chegou a uma nova etapa com a SIC: “Quero esquecer o conflito que me afastou de Manuel S. Fonseca e voltar a fornecer produtos à estação com menos obrigações e mais futuro pela frente”.

De acordo com o responsável pela Endemol portuguesa, “não me falta vontade para trabalhar em conjunto pois nos tempos de crise é mais necessário parecerias criativas para sustentar grandes e bons projectos”.

No contrato não existem cláusulas de exclusividade e, Manuel S. Fonseca sublinhou a necessidade de “estar mais atento ao catálogo da produtora para não perderem formatos que poderão dar boas audiências”. E acrescenta: “Está aberto um campo futuro para podermos trabalhar de uma forma livre no mercado segundo as regras habituais de oferta e procura”.
Como o “segredo é a alma do negócio”, nenhum dos responsáveis adiantou as possíveis novidades em termos de novos produtos da Endemol a estrearem na SIC.

'O JOGO' É A APOSTA PARA 2003

A telenovela “O Jogo”, produzida pela Endemol e cujo términus das gravações está marcado para o final deste mês, “é a grande arma da programação da SIC para este ano”, garantiu Manuel S. Fonseca.

Sem adiantar a data de estreia da novela de produção nacional escrita por Helena Amaral e Isabel Frausto, o director de programas do canal de Carnaxide revelou ter uma vantagem: “Podemos escolher o momento mais adequado para inserir a novela no ar mas ainda não temos data prevista para o arranque apesar de acreditarmos muito no sucesso desta produção”.

“O Jogo” tem 150 episódios e começou a ser gravada em Novembro de 2002, ocasião em que a SIC rompeu com a Endemol. A história gira em torno de quatro herdeiros misteriosos que se sujeitam a uma série de regras para merecerem a herança da sua tia “Nini”. Ao longo da trama fica sempre a dúvida: será que a tia está mesmo morta? Então quem foi enterrado no seu lugar?.

COOPERAÇÃO

ESTREIAS EM ABRIL

De acordo com Manuel S. Fonseca, “as estreias deste ano na programação da SIC serão todas em Abril e com esses lançamentos esperamos obter resultados que refaçam o nosso horário nobre”. Quais? Segredo dos Deuses. Certo é que o canal “está muito virado para o humor”, que é um dos traços que marca a estação. Os outros são na área da ficção e das mini-séries. Fica uma certeza: “O humor vai aumentar”.

FIDELIZAR JOVENS

O director de programas da SIC realçou “estar interessado” em desenvolver uma linha inovadora para cativare satisfazer o público mais jovem e, como meta, coloca 2004. “Queremos fidelizar essa camada jovem com produções dirigidas a esse ‘targuet’”, garantiu Manuel S. Fonseca.

CATÁLOGO DIVERSO

Piet-Hein revelou que a Endemol tem um catálogo onde para além dos ‘reality shows’ apresenta outros formatos. As novidades do catálogo só irão ser conhecidas em Abril no MIP, em Cannes, quando apresentam aos clientes novidades.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)