Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
8

SIC quer partilhar canal HD

Francisco Pinto Balsemão esteve esta quinta-feira no regulador dos media a ‘reclamar’ a partilha de um canal em HD na TDT.

 

19 de Setembro de 2013 às 14:04
“Pensamos que na lei vigente, há uma saída para a oferta de mais um canal em TDT, que é o famoso canal tripartido em HD entre os três operadores", sublinhou o fundador da SIC
“Pensamos que na lei vigente, há uma saída para a oferta de mais um canal em TDT, que é o famoso canal tripartido em HD entre os três operadores', sublinhou o fundador da SIC FOTO: Bruno Simão/Jornal de Negócios

Uma solução que não obriga a alterações legislativas, mas que reacende o diálogo sobre a partilha de um espaço entre os três canais generalistas, que até aqui não se entenderam.

“Pensamos que na lei vigente, há uma saída para a oferta de mais um canal em TDT, que é o famoso canal tripartido em HD entre os três operadores", sublinhou.

O presidente da Impresa, dona da SIC, que falou à saída da reunião com a Entidade Reguladora para a Comunicação Social, criticou ainda a pressa com que se “quer resolver os problemas da RTP” dando-lhe mais canais na TDT.

É que se for assim, Balsemão diz que a SIC também quer, mas a estratégia e a prioridade é “um canal em HD”.

Sobre o entendimento a que obriga o canal tripartido, o presidente da Impresa confirma e desdramatiza.

“Sim, mas se agora há esta pressa de encontrar mais aplicações para um sistema que foi mal montado desde o início e que devia servir para a expansão tecnológica das televisões, e pelo contrário parece estar a complicada, estamos empenhados e sabemos que do lado da TVI também há essa boa vontade em encontrar essa solução. Até haver depois uma aplicação mais lógica", disse.

Mas, apesar da vontade manifestada da SIC e da TVI, na busca de uma solução que não obrigue a alterações legislativas imediatas, a verdade é que a ERC está ainda a tratar de saber quem é o verdadeiro proprietário do espaço.

“O que está em causa, basicamente, é o canal condomínio (HD). Vamos ver se o espaço ainda está disponível, porque temos informações contraditórias sobre o seu verdadeiro proprietário”, revelou Carlos Magno, presidente do regulador.

Mas, para este organismo, e à semelhança do que pretendem os operadores, o objectivo do regulador é “alargar a oferta na TDT” e, como ficou claro, “há uma solução imediata, respeitando as leis em vigor”.

tdt pinto balsemão carlos magno erc televisão hd sic
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)