Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
9

Site da televisão pública gera estudo do Google

O site da RTP é o primeiro, e único português, a ser objecto de um estudo por parte do Google no âmbito da adesão da página web da TV pública ao Adsense – serviço de publicidade on-line.
15 de Fevereiro de 2007 às 00:00
Site da RTP destaca-se
Site da RTP destaca-se FOTO: d.r.
Francisco Teotónio Pereira, responsável pelo Gabinete de Multimedia da RTP, em declarações ao CM, confessa que “foi uma agradável surpresa”, mas desconhece os critérios que presidiram à escolha. Sabe, isso sim, que o site “foi identificado pelo Google devido à performance e à sua óptima utilização do serviço, através de uma análise regular que o motor de busca tem”, refere Teotónio Pereira.
O Google Adsense permite obter receitas com anúncios direccionados de maneira precisa para páginas de pesquisa e conteúdo da web, fornecendo assim links para produtos e serviços associados ao que o utilizador está a pesquisar. Sendo um serviço de carácter comercial, o Google “remunera os sites que utilizam o serviço e oferece conteúdos afins às pesquisas que o público fez”, diz Teotónio Pereira. Por outras palavras: sempre que alguém procura uma determinada informação num site que utiliza o serviço, pode-se entrar nos links do Google que exibem informação e publicidade. A partir daí a empresa utilizadora do Adsense é remunerada.
O serviço da RTP iniciou-se, recorde-se, em meados de 2006.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)