Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
5

Só há contrato depois dos testes

A GfK venceu o concurso lançado pela Comissão de Análise de Estudo de Mercado (CAEM) para instalar um novo sistema de audiências em Portugal, mas o contrato só será assinado depois de a CESP, uma consultora francesa, comprovar que o sistema funciona.
12 de Março de 2011 às 00:30
António Salvador, director-geral da GfK, não confirma o pedido de parecer, que será feito pela francesa CESP, mas revela os novos audímetros estão já a ser testados na Suíça
António Salvador, director-geral da GfK, não confirma o pedido de parecer, que será feito pela francesa CESP, mas revela os novos audímetros estão já a ser testados na Suíça FOTO: d.r.

O CM sabe que os meios, como as televisões, preferiam a proposta da Marktest, que ficou à frente da GfK na componente técnica. Foi mesmo o factor preço que acabou por ditar a vitória. No entanto, fontes próximas do processo asseguram ao CM que as dúvidas sobre os audímetros, que não estão a funcionar em nenhum país do Mundo, levaram a que fosse lavrado em acta que a GfK só irá vencer o concurso se a CESP "validar" estes equipamentos. Caso contrário, a CAEM terá de negociar com a Marktest.

Ao CM, Fernando Cruz, presidente da CAEM, confirma que será realizada esta verificação, mas adianta que ela seria feita independentemente de qual fosse a empresa vencedora. "O contrato só será assinado depois do parecer", esclarece.

António Salvador, director-geral da GfK Portugal, confirma que a "GfK não tem nenhum contrato com esta tecnologia", mas adianta que existem "audímetros em teste na Suíça". O responsável, que não confirma o pedido deste parecer, adianta que na próxima semana se deverá realizar a primeira reunião com a CAEM para definir vários pontos do contrato, como o "valor final". Isto porque a GfK apresentou o preço para o "requisito base" do caderno de encargos, mas tem "alternativas com outros valores". Por exemplo, se a CAEM desejar, a GfK diz que pode assegurar audiências em tempo real. No entanto, avisa, isso terá "encargos extras".

GFK ANTÓNIO SALVADOR TELEVISÃO MERCADOS
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)