Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
1

SOBRINHO DE MITTERRAND FILMA EM LISBOA

Frédéric Mitterrand, o responsável pela programação da TV5, é sobrinho do falecido ex-presidente François Mitterrand. E está em Lisboa, com uma equipa do canal estatal francês para filmar a cidade.
9 de Outubro de 2003 às 00:00
Mitterrand leva Lisboa ao Mundo através de um programa especial
Mitterrand leva Lisboa ao Mundo através de um programa especial FOTO: Jorge Godinho
'24 Horas em Lisboa' será transmitido em continuidade nos próximos dias 25 e 26, na TV5 (também acessível na TV Cabo). A própria RTP, que disponibilizou meios técnicos e logísticos, "não exclui a hipótese de acompanhar a emissão directa, até no período da madrugada", como adiantou Nuno Santos, da direcção de programas do canal português. O programa será também exibido na RTP Internacional.
Questionado sobre o parentesco com o falecido presidente, Frédéric revelou bom humor: "Ele é que é meu parente. Eu sou o tio", afirmou, entre risos, invertendo o grau de parentesco.
A maratona televisiva foi ontem apresentada no Instituto Franco-Português, e as filmagens arrancaram à tarde no Palácio da Fronteira. Presentes estiveram também Marie-Ange Nardy e Jerôme Chauvelot, os dois co-apresentadores (Mitterrand é também responsável pelo programa e apresentador), e o director do Instituto, Philippe Reliquet.
Várias horas de documentários sobre a cidade, entrevistas a personalidades e reportagens. O ex-presidente da República, Mário Soares, foi entrevistado em Paris por Mitterrand, e o presidente da Câmara de Lisboa, Santana Lopes, explica como percorrer as sete colinas, a bordo do eléctrico 28.
Marie-Ange Nardy e Jérôme Chauvelot conduzem também o programa que conta ainda com entrevistas de rua, para um olhar sobre o "quotidiano dos lisboetas". Uma visão cultural "que não é sinónimo de aborrecimento", segundo Mitterrand.
Ver comentários