Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
3

Sócrates apanhado de surpresa em entrevista

Habitual espaço de comentários de José Sócrates na RTP transformou-se numa entrevista sobre a sua governação.
24 de Março de 2014 às 13:42
José Sócrates
José Sócrates FOTO: MIGUEL A. LOPES/LUSA

O antigo primeiro-ministro José Sócrates foi surpreendido, no domingo, com uma entrevista sobre a sua governação pelo jornalista José Rodrigues dos Santos, no seu espaço de comentários na RTP. Irritado com a situação, José Sócrates reagiu com um "não vinha preparado para isto" às questões colocadas pelo jornalista.

Em relação ao tema "consenso", o antigo primeiro-ministro começou por criticar o desejo do Governo. O apoio esperado por parte da coligação, e que foi mote para a reunião da passada segunda-feira entre o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, e o secretário-geral do PS, António José Seguro, foi alvo de duras críticas de José Sócrates.

O comentador afirmou que este consenso é impossível de alcançar porque "nem nos factos os dois partidos se entendem". Sócrates entende que só será possível um "compromisso" e não um "consenso".  

Esta declaração serviu de mote para que José Rodrigues dos Santos recorresse ao seu "arquivo", tal como afirmou, e o confrontasse com afirmações antigas, onde defendia "precisamente" a necessidade de consenso e a necessidade de se fazer tudo o que fosse necessário para se atingir as metas orçamentais.

Para o próximo encontro, marcado para daqui a 15 dias na RTP, Sócrates garantiu: "Virei preparado com os meus arquivos".

JOSÉ RODRIGUES DOS SANTOS RESPONDE ÀS CRITICAS

O jornalista da RTP respondeu através da sua página oficial como escritor aos inúmeros protestos que recebeu depois da sua entrevista a José Sócrates.

"Devido às minhas funções na RTP, que nada têm a ver com a minha actividade de romancista para a qual esta página foi criada, alguns leitores escreveram mensagens críticas da forma como foi conduzido o espaço com José Sócrates."

Apesar de a página ser apenas para o "escritor", o jornalista não quis deixar de responder e utiliza um comentário em específico para começar os seus argumentos: "Uma leitora chega mesmo a perguntar em que escola aprendi jornalismo. A resposta é: na BBC. Sei que se calhar não é suficientemente boa, mas foi o que se pôde arranjar," ironiza José Rodrigues dos Santos no comunicado, antes de começar a sua argumentação.

Ao longo de 12 pontos o pivô da estação pública vai argumentando todas as críticas que na sua opinião são infundadas, utilizado os ensinamentos e manuais da estação pública inglesa para corroborar as suas atitudes durante a entrevista.

"O que ensina a BBC? Quais as regras da nossa profissão? É obrigado um jornalista a ser sempre isento? Há ocasiões em que não deve ser isento? São perguntas interessantes e todas elas têm resposta, embora o público em geral, e como me parece normal, não as conheça."

Todas as respostas são esclarecidas pelo ponto de vista do jornalista no comunicado.

RTP José Socrates consenso PSD PS
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)