Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
6

Sopranos entre os cem melhores

A revista norte-americana ‘Times’ elaborou uma lista dos cem melhores programas de televisão, exibidos até 2006, e publicou-os na sua última edição. ‘Os Sopranos’, ‘24’, ‘Perdidos’, ‘O Sexo e a Cidade’, ‘Sete Palmos de Terra’ e ‘Friends’, entre outras, contam-se entre as melhores produções da história do pequeno ecrã e fizeram sucesso também em Portugal.
26 de Setembro de 2007 às 00:00
A série protagonizada por James Gandolfini, na pele de ‘Tony Soprano’ figura na lista das melhores produções televisivas
A série protagonizada por James Gandolfini, na pele de ‘Tony Soprano’ figura na lista das melhores produções televisivas FOTO: Reuters
A lista, que integra ainda clássicos como ‘A Balada de Hill Street’, ‘Prime Suspect’, ‘Cheers – Aquele Bar’ e ‘The Bill Cosby Show’ foi elaborada pelo crítico James Poniewozik, da prestigiada publicação, que se encarregou de fazer uma compilação dos programas que na sua opinião fizeram a história da televisão e por isso mereciam figurar no Top 100. Preocupado em manter a imparcialidade, Poniewozik publicou a lista de programas por ordem alfabética e apenas os que foram exibidos até ao ano passado.
Entre os escolhidos estão sobretudo produções norte-americanas, com excepção de algumas britânicas, como a versão original de ‘The Office’, que no nosso país tomou o nome de ‘A Empresa’, exibida na RTP 2 e SIC Radical, e ‘Monty Python’s Flying Circus’.
Dos cem mais fazem também parte séries de animação como ‘Os Simpsons’ (RTP 2), ‘South Park’ (SIC Radical) e ‘Sponge Bob’ (Nickelodeon) e ainda reality shows como ‘American Idol’, o correspondente ao ‘Ídolos’ (SIC), e ‘Survivor’.
Entre os programas que fizeram história contam-se os veteranos ‘Abbot and Costello Show’ (‘Bucha e Estica’), ‘Alfred Hitchcock Presents’, ‘The Dick Van Dick Show’, ‘I Love Lucy’, ‘MASH’, ‘Sesame Stre-et’ (‘Rua Sésamo’) e ‘Twin Peaks’.
Talk shows como ‘Saturday Night Live’ (SIC Radical), ‘The Oprah Winfrey Show’ (SIC Mulher) e ‘Late Night with David Letterman’ também fazem parte dos melhores. Na lista encontram-se algumas das séries que viram o seu fim antes de 2006, tais como ‘Seinfeld’, ‘Buffy, a Caçadora de Vampiros’, ‘Os Homens do Presidente’ e ‘Ficheiros Secretos’.
James Poniewozik considerou apenas os programas que estrearam antes de 2006, o que exclui automaticamente séries famosas como ‘Heroes’, ‘Anatomia de Grey’, ‘House’, Donas de Casa Desesperadas, ‘E.R. – Serviço de Urgência’, ‘Lei e Ordem’, ‘Nip/Tuck’, ‘Smalville’ e as três séries ‘CSI’ – ‘CSI’, ‘CSI Nova Iorque’ e ‘CSI Miami’ – transmitidas em Portugal nos canais generalistas e no sistema cabo.
CURIOSIDADES
‘60 MINUTOS’
Mike Wallace foi desde 1968 o rosto do programa da CBS. Em Março, aos 87 anos, anunciou a retirada. A versão portuguesa é apresentada por Mário Crespo, na SIC Notícias.
‘DALLAS’
A série da CBS, criada por David Jacobs e produzida entre 1978 e 1991, deu origem a um total de 14 temporadas. O formato correu o Mundo. A RTP 1 exibiu-a entre 1981 e 1983.
‘0PRAH’
É o talk show diurno mais antigo dos EUA, com mais de 20 temporadas e centenas de episódios, desde que estreou a 8 de Setembro de 1986. É exibido na SIC Mulher.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)