Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
3

'SOU UM MÃOS LARGAS'

Fernando Mendes substitui, a partir de segunda-feira, Jorge Gabriel na apresentação de ‘O Preço Certo em Euros’ (RTP1). O concurso, há mais de dois anos no ar, ganha uma nova dinâmica, em que o humor representa um importante papel
27 de Setembro de 2003 às 00:00
A Fernando Mendes substitui Jorge Gabriel na apresentação de ‘O Preço Certo em Euros’
A Fernando Mendes substitui Jorge Gabriel na apresentação de ‘O Preço Certo em Euros’
Conhecido do público como actor de comédia, quer na televisão, quer no teatro de revista, Fernando Mendes prepara-se para encetar uma nova experiência, que aceitou de bom grado, por ser “um programa popular, com um público popular”. “Este concurso é para dar prémios às pessoas e não tem obrigatoriamente que ter um apresentador. As vedetas aqui são os concorrentes. Se estes forem desinibidos a mim também me ajuda para mandar umas ‘bocas’. Eu vou tentar ser o mais bem disposto possível, descontraí-los, e, na altura certa de eles ganharem, aí serei mais sério”.
Satisfeito com a oportunidade de poder regressar à televisão, após uma longa ausência, Fernando Mendes lamenta apenas não poder dar grandes ajudas aos concorrentes. “É que eu sou um mãos largas”, justifica o humorista.
O actor, e agora apresentador, tem consciência de que a forte presença de Jorge Gabriel à frente do programa marcou os espectadores. Apesar disso, diz estar preparado para as comparações e adianta que, nas primeiras edições, poderá até inspirar-se no estilo do antigo anfitrião. “É sempre um risco vir para um programa já apresentado, e bem, pelo Jorge Gabriel. Haverá sempre câmaras e milhares de pessoas a ver. Vou estar nervoso”, garante.
Para cativar o público e lidar com uma situação que lhe é desconhecida, Fernando Mendes pensa recorrer à sua experiência no teatro. Assim, podemos esperar que esta nova fase do concurso seja pontuada por momentos de humor. “Se calhar vou buscar truques que já fiz no teatro. Mas não vou trazer nada ensaiado de casa. Talvez haja algum humor, com os jogos, mas principalmente, com a réplica que os concorrentes me possam dar”.
AS FASES DO HUMOR
Em tempos, Fernando Mendes era uma presença habitual no pequeno ecrã, tendo integrado o elenco de várias séries de humor, entre elas ‘Nós os Ricos’, ‘Nico d’Obra’ e ‘Na Paz dos Anjos’. O convite para apresentar ‘O Preço Certo em Euros’ trá-lo de regresso à televisão.
O facto de as comédias de situação, tipo de trabalho em que o intérprete se sente mais à vontade, terem sido preteridas em favor de outro tipo de programas de humor, como ‘Malucos do Riso’ ou ‘Levanta-te e Ri’, é uma das possíveis explicações para a ausência do actor. “Se calhar cansaram-se das ‘sitcoms’. Hoje em dia não é fácil fazer humor, porque já está muita coisa feita e vista. Mas talvez seja uma fase. Agora parou, mas pode muito bem voltar daqui a uns tempos”, defende Fernando Mendes.
Apesar disso, o trabalho não lhe tem faltado. Para além do espectáculo itinerante ‘Viva a Revista’, que protagoniza ao lado de Rosa do Canto, o actor anima as quartas-feiras do Casino de Espinho e esteve em cena, recentemente, com a comédia musical ‘In Love’.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)