Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
7

Sport TV paga 50 milhões pela Liga

A Sport TV terá pago cerca de 50 milhões de euros à PPTV, empresa de Joaquim Oliveira, para prolongar o contrato de transmissão televisiva dos jogos do campeonato nacional por mais uma época. O contrato, assinado no início de Fevereiro, revela o acordo entre a Sport TV, da qual Oliveira controla 50%, com a PPTV, detida integralmente pelo mesmo.

23 de Outubro de 2010 às 00:30
Joaquim Oliveira detém os direitos de transmissão televisiva de todos os clubes da primeira e da segunda ligas
Joaquim Oliveira detém os direitos de transmissão televisiva de todos os clubes da primeira e da segunda ligas FOTO: Tiago Sousa Dias

Com o acordo, a Sport TV garantiu o exclusivo da competição por mais uma época, ficando com os direitos até ao final da temporada 2012/2013.

Para suportar esta despesa, a Sport TV exigiu à Zon, que detém 50% do seu capital, o pagamento à cabeça de um valor próximo dos 25 milhões de euros. No seu relatório e contas, a empresa dá conta de que os contratos de longo prazo aumentaram em 28,2 milhões de euros, para os 66 milhões, "sendo que a maior parte deste valor está ligada a um pagamento à cabeça relacionado com a extensão dos direitos de transmissão da Liga Portuguesa de Futebol por mais um ano por parte da Sport TV". Como a Zon só consolida metade da Sport TV, os restantes 25 milhões terão sido pagos por Joaquim Oliveira que, no entanto, recebe o total dos 50 milhões através da PPTV.

Actualmente, a quantia paga pelo empresário aos três grandes é de aproximadamente 25 milhões de euros por ano. Oliveira rentabiliza este investimento com a venda dos direitos aos canais generalistas, com as receitas da Sport TV e com a venda destes conteúdos para países como Angola e Moçambique.

Entretanto, os jogos da NBA, transmitidos há diversos anos na Sport TV, estão em risco. Quando faltam apenas três dias para o arranque da prova, o canal não tem nenhuma transmissão programada.

Joaquim Oliveira Sport TV Liga
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)