Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
6

Sport TV sai da grelha Nowo e operadora fala de "postura atentatória"

Canal de desporto aponta "dívida elevada" como justificação para a medida.
9 de Novembro de 2018 às 11:20
Novo canal vai estar disponível gratuitamente para os clientes do cabo
Sport TV
Novo canal vai estar disponível gratuitamente para os clientes do cabo
Sport TV
Novo canal vai estar disponível gratuitamente para os clientes do cabo
Sport TV
A Sport TV decidiu interromper o serviço dos seus canais na grelha da Nowo, a operadora que tem a exclusividade da Eleven Sports, depois de a antiga Cabovisão ter rejeitado as condições apresentadas pela Sport TV, que incluíam um aumento de 15% no custo do seu serviço.

Num comunicado enviado às redacções esta sexta-feira, 9 de Novembro, a Nowo explica que foi esta sexta-feira confrontada com uma decisão "sem precedentes no mercado português" por parte da Sport TV, que interrompeu "unilateralmente" o seu serviço.

A Sport TV esclareceu, entretanto, que se "viu forçada a interromper os seus serviços" na plataforma Nowo "por falta de acordo entre as partes", e adiantou que a operadora tem uma "elevada dívida vencida" por liquidar.

Em comunicado,a Sport TV informa que desde as 00h00 desta sexta-feira  "viu-se forçada a interromper os seus serviços ao seu parceiro Nowo, por falta de acordo entre as partes", acrescentando que o contrato com a Nowo terminou em julho deste ano, mas que "apesar das negociações para renovação entre as duas entidades terem sido iniciadas seis meses antes (fevereiro do corrente ano), não foi possível até julho chegar a novo acordo".

Nowo fala de "deslealdade"

A operadora confirma que na base desta decisão esteve a sua recusa em aceitar as novas condições impostas pela Sport TV, que considera "desleais, desadequadas e desajustadas face à realidade do mercado". "A mais grave, no entender da Nowo, foi a apresentação por parte da Sport TV de um novo contrato com um custo 15% superior ao praticado até então", concretiza a empresa, que admite mesmo avançar para a justiça, accionando os meios necessários para "salvaguardar os interesses dos seus clientes".

A Nowo, que classifica a posição da Sport TV como "atentatória", diz ainda que as novas condições foram apresentadas na véspera do último dia de vigência do contrato, não tendo havido, até então, qualquer indicação que pudesse antever uma revisão contratual.

A empresa, recorde-se, tem a exclusividade da britânica Eleven Sports, que tirou à Sport TV os direitos de transmissão da Liga dos Campeões, Fórmula 1 (a partir do próximo ano) e os campeonatos de futebol espanhol e francês.

Em Setembro, em entrevista ao Negócios, o presidente executivo da Sport TV, Nuno Ferreira Pires, afirmou que os direitos que foram comprados a valores "excessivos" e garantiu que a Sport TV não está a sentir o impacto dessa concorrência ao nível do número de subscrições.

A Altice Portugal, a Nos e a Vodafone já apresentaram várias propostas à Nowo para terem nas suas grelhas os conteúdos da Eleven Sports, mas até ao momento não houve acordo.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)