Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
6

SPOT REJEITADO PELA RFM

Então, o que vais fazer esta semana? Pensei em fazer uma visita à minha irmã e tentar convencê-la a roubar umas coisitas para mim nas lojas, depois vou levar a minha melhor amiga a uma festa surpresa que organizei com a equipa de futebol da prisão e, no sábado, vou dizer à minha mãe que o meu pai é ‘gay’”.
19 de Outubro de 2004 às 00:00
Este é o ‘spot’ publicitário que promove o jogo de computador Sims 2 e que a RFM não gostou e rejeitou da antena.
O ‘spot’ acaba com uma voz masculina (as interlocutoras deste diálogo citado são duas raparigas) a dizer que se trata de uma brincadeira – ‘Como vais brincar com a vida, Sims 2’ – mas os responsáveis pela área de publicidade da RFM consideraram a conversa desajustada da sua linha editorial, além de que “nada no ‘spot’ refere que é um jogo”, como explica Gonçalo Faria de Carvalho, administrador da Intervoz, a concessionária de publicidade do grupo Renascença.
“O ‘spot’ promove valores pouco positivos com a alusão ao roubo, a festa com a equipa da prisão”, acrescenta ainda Gonçalo Faria. “Como rádio católica temos mais cuidado e sensibilidade com tudo o que emitimos e o conteúdo e tom do ‘spot’ não se enquadram na nossa linha editorial”, remata o responsável.
Quanto ao facto de espaço de publicidade já ter sido reservado pela Electronic Arts (EA), que comercializa o referido jogo, e só no fim da semana passada a RFM ter informado a empresa que o ‘spot’ não iria para o ar, a razão é simples: “Reservamos o espaço com antecedência, mas habitualmente os ‘spots’ só chegam mesmo à última hora, quando estão prontos, e só aí podemos fazer juízos de valor”, explica Gonçalo Faria de Carvalho.
Já Joaquim Rivera, responsável de marketing da EA, contrapõe: “O ficheiro MP3 já estava pronto há mais de uma semana. Tudo bem, cada um decide o conteúdo dos seus meios, mas o ‘spot’ não vai contra a moral cristã. É apenas jovial, irreverente e simpático.”
A campanha, exclusivamente realizada na rádio, passa no entanto em outras três emissoras – Comercial, Cidade e Best Rock –, onde arrancou ontem e ficará no ar durante duas semanas.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)