Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
9

SUPERTAÇA EUROPEIA CUSTA 500 MIL EUROS

O jogo da Supertaça Europeia de futebol custou 500 mil euros, apurou o CM junto de fonte da empresa que comercializa os direitos de transmissão das competições organizadas pelas UEFA, a TEAM. Este valor foi pago pela RTP e pela Sport TV, sendo apenas desconhecido quanto desembolsou cada canal, mas a maior fatia pertence ao canal público.
28 de Agosto de 2004 às 00:00
A RTP apenas garantiu os direitos de transmissão poucas horas antes do FC Porto-Valência. As negociações com a Sport TV, que detinha os direitos, arrancaram na passada quarta-feira, quando o Governo decidiu que a Supertaça Europeia era um evento de interesse público.
O CM sabe ainda que a TEAM manifestou o seu desagrado, por escrito, pelo comportamento do Governo português e da RTP – que, segundo a mesma fonte, há cerca de dois meses, não manifestou real interesse – oferecendo cerca de 125 mil euros – no processo de venda dos direitos de transmissão.
Entretanto, a RTP vai transmistir um jogo por jornada da SuperLiga nos Açores e na Madeira e também nos seus canais internacionais.
Nas ilhas, o canal público vai colmatar uma falha na rede de cobertura da TVI, estação detentora dos direitos em Portugal Continental. É que o canal de Queluz de Baixo só pode ser visto nos arquipélagos através do sistema por cabo, contrariando assim o disposto no despacho ministerial de 2003, no qual constam os eventos considerados de interesse público obrigados a uma divulgação a todos os portugueses.
“Há disponibilidade da RTP para suprir a falha na rede de cobertura da TVI, que nas ilhas é emitida via cabo. Enquanto essa lacuna não for preenchida, o que deve acontecer até final do ano, pomos ao dispor os nossos serviços”, explicou ao CM Luís Marques, administrador da RTP.
Através da RTP Açores e Madeira será exibido pelo menos um jogo de futebol por jornada e hoje a estreia é com o Sporting-Gil Vicente (o mesmo encontro transmitido pela TVI em Portugal Continental).
A RTP vai também transmitir nos canais Internacional e África dois jogos do campeonato, sendo um emitido em directo e o outro em diferido. Em relação à primeira ronda da SuperLiga, o jogo do Sporting será exibido em directo e o Beira-Mar -Benfica, no domingo, em diferido.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)