Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media

SUPERTAÇA EUROPEIA NAS MÃOS DO GOVERNO

A transmissão da Supertaça Europeia pela RTP ainda está em aberto, faltando apenas um esclarecimento do Governo relativamente a um despacho que será conhecido hoje.
25 de Agosto de 2004 às 00:06
Caso o jogo – que se disputa depois de amanhã, no Mónaco, entre o FC Porto e o Valência – seja considerado de interesse generalizado do público, a estação estatal tentará chegar a acordo com a Sport TV para o transmitir, caso contrário apenas poderá ser visto através do canal por cabo.
Luís Marques, administrador da RTP, explicou ao CM que tudo depende “se a Supertaça Europeia se inscreve ou não no espírito e na letra do despacho. Se for esse o entendimento do legislador, no caso o Governo, a RTP está interessada em transmitir o jogo e tomará todas as diligências nesse sentido”, disse.
O despacho fixa que os acontecimentos qualificados de interesse generalizado do público devem ser disponibilizados aos operadores que emitam por via hertziana (ou seja, em aberto) com cobertura nacional. No entanto, Luís Marques acrescenta que o despacho não obriga a que esse operador seja a RTP.
“Se isto for esclarecido no sentido de considerar que a Supertaça Europeia é um evento de interesse generalizado do público teremos que contactar e chegar a acordo com a Sport TV”, afirmou Luís Marques, acrescentando que, nesse caso, também a SIC e a TVI poderão entrar na corrida.
Referindo que a RTP “aguarda tranquila” pelo esclarecimento do Governo, o administrador da estação pública concluiu que “tudo ficará na mesma” se o jogo da Supertaça Europeia não for considerado de interesse generalizado do público.
Em comunicado, a administração da RTP afirmou que, a 8 de Junho, a estação fez uma proposta à TEAM (empresa que comercializa os direitos das competições organizadas pela UEFA) para a compra dos direitos da Supertaça Europeia para Portugal. Posteriormente, reforçou a proposta financeira, propondo-se ainda a garantir a transmissão da prova por quatro anos.
Porém, a TEAM informou a RTP de que outro operador português tinha feito uma proposta superior e que lhe tinha adjudicado a transmissão do jogo. E a RTP não foi informada da identidade do operador vencedor.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)