Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
9

Suspeita de novos aumentos na RTP

Os sindicatos da RTP, que ontem estiveram reunidos, decidiram enviar uma carta ao conselho de administração da empresa, que hoje será entregue, para questionar se existiram aumentos a alguns funcionários do grupo após o Governo anunciar medidas como o corte nos salários das empresas públicas.
18 de Fevereiro de 2011 às 00:30
Após o Governo ter decidido congelar salários na Função Pública, em 2010, vários funcionários da RTP passaram a ganhar mais. É o caso de Maria Elisa
Após o Governo ter decidido congelar salários na Função Pública, em 2010, vários funcionários da RTP passaram a ganhar mais. É o caso de Maria Elisa FOTO: Jorge Paula

A suspeita dos sindicatos prende-se com diferenças remuneratórias de alguns funcionários, que de Outubro de 2009 a Dezembro de 2010 viram o salário aumentar. Ora em Outubro de 2009 os aumentos desse ano já tinham sido atribuídos, e em 2010 a RTP revelou que iria cumprir a decisão do Governo de congelamento de salários.

Entre os aumentados estão alguns rostos conhecidos, como é caso de Maria Elisa, a jornalista que está afastada do ecrã desde o Verão de 2009. Em Outubro desse ano recebia um total (bruto) de 6501 euros. Um valor que em Dezembro de 2010 era de 7695 euros.

Ao CM, fonte oficial da RTP adiantou que "o plano de reestruturação iniciado no início de 2010 tinha implícitos alguns ajustamentos de remunerações de responsáveis de áreas técnicas e editoriais durante o ano".

DIRECTORES SÃO DOS QUE MAIS RECEBEM

Entre os casos em que há aumentos salariais estão vários directores de departamento, de informação e mesmo de canais do grupo RTP. As maiores revisões dizem respeito, por exemplo, ao director de logística, ao responsável pelo departamento de informática, ao director de sistemas de tecnologia e ao de emissão. Quem também teve revisão salarial entre Outubro de 2009 e Dezembro de 2010 foi João Paulo Barreiros (director de informação na Antena 1) e Hugo Andrade (director da RTP Memória). Alguns jornalistas e correspondentes também tiveram aumentos.

RTP AUMENTOS SINDICATOS GUILHERME COSTA MARIA ELISA
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)