Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
5

Tablóide britânico devassou 'voice mail' de rapariga assassinada

Um detective privado contratado pelo tablóide britânico ‘News of the World’ está a ser investigado pela Scotland Yard por ter prejudicado a investigação do desaparecimento de uma rapariga de 13 anos que mais tarde apareceu morta. Isto porque, segundo noticiou o ‘The Guardian’, o jornal detido por Rupert Murdoch acedeu de forma ilegal ao ‘voice mail’ do telefone da vítima e foi apagando mensagens, o que fez acreditar que a jovem estava viva.
5 de Julho de 2011 às 10:26
Milly Dowler foi raptada e morta em 2002
Milly Dowler foi raptada e morta em 2002 FOTO: D.R.

A devassa das comunicações de MillyDowler, cujo assassino foi condenado a prisão perpétua em Junho deste ano,começou em Março de 2002 e está a ser classificada pela família da morta, queirá processar judicialmente o ‘News of the World', como "odiosa" e "inqualificável".

Igual reacção teve o primeiro-ministro britânico, David Cameron. "Se isto for verdade, trata-se de um acto medonho", disse esta terça-feira o governante, que está a fazer uma visita ao Afeganistão.

Na investigação da Scotland Yardforam descobertos apontamentos do detective privado Glenn Mulcaire, já detidopor ter feito escutas a diversas figuras públicas britânicas.

Além de terem acesso ao ‘voice mail'da rapariga de 13 anos, os jornalistas do ‘News of the World' tinham apossibilidade de apagar algumas mensagens quando a caixa ficava cheia. Destaforma conseguiram escutar novos telefonemas dirigidos à jovem.

Convencidos de que o desaparecimentodas mensagens era um sinal de que a filha estava bem, os pais chegaram aconceder uma entrevista exclusiva ao ‘News of the World' em que disseram teresperança num regresso que seria festejado com "um grande abraço" e "lágrimasde alegria".

Fontes policiais salientam que a destruição de mensagens deixadas no ‘voice mail' poderá ter prejudicado a investigação, visto que por vezes os assassinos ligam para o telefone de vítimas que eram suas conhecidas para deixarem a impressão de que estão preocupados e nada têm a ver com o desaparecimento.

Tablóide News of the World Escutas telefónicas Voice mail Devassa Scotland Yard Milly Dowler David Cameron
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)