Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
9

Tecnologia lusa mede audiências no Mundo

FOX, Disney, Globo e Record estão entre os clientes.
Hugo Real 4 de Julho de 2016 às 14:43
Software da Markdata permite saber o investimento publicitário que cada marca faz e comparar com a concorrência
Software da Markdata permite saber o investimento publicitário que cada marca faz e comparar com a concorrência FOTO: DR
A tecnologia de medição de audiências da Markdata, uma empresa do grupo Marktest, está já presente em mais de uma dezena de países e o objetivo da empresa é continuar a exportar este software ‘made in Portugal’, que atualmente já é utilizado por grandes multinacionais. Nos EUA, por exemplo, FOX, Sony, Turner, Disney e Discovery são clientes da Markdata, enquanto no Brasil a tecnologia é usada pela Globo, Record, SBT e Bandeirantes, entre outras.

José Manuel Oliveira, presidente executivo da Marktest, não avança valores monetários, mas revela ao CM que 85% da faturação da Markdata já é feita fora de Portugal, sendo que esta empresa foi responsável no ano passado por 25 a 30% das receitas totais da Marktest.

O objetivo é continuar a crescer, até porque a Markdata "está na fase final de dois concursos. Um na Ásia e outro no Médio Oriente", explica. Atualmente, a tecnologia está presente na Europa (Espanha, França, Bélgica, Holanda e Republica Checa), na América (EUA, Brasil, México, Colômbia, Argentina e Chile) e Ásia (Índia).

Segundo José Manuel Oliveira, este software nacional "tem informação instantânea e inteligente que permite fazer comparações". Ou seja, analisa as audiências e "ajuda a tomar decisões de investimento, através de um relatório que permite saber a exposição das marcas, o investimento publicitário que faz cada uma e comparar com a concorrência".