Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
9

Telejornal curto lidera audiências

Principal noticiário conquista melhor resultado desde Fevereiro de 1999.
8 de Dezembro de 2006 às 00:00
É preciso regressar ao Verão de 2004 – e em particular ao período do Campeonato da Europa de Futebol – para ver as audiências conquistadas pela RTP a um nível semelhante ao verificado em Novembro. No entanto, para comparar os valores alcançados pelo ‘Telejornal’ é preciso voltar mais atrás. Mais precisamente a 1999. Os dados, divulgados pela Administração da estação pública, mostram que o principal noticiário da RTP1 foi visto, no mês de Novembro, em média por 1.290.000 espectadores, o melhor resultado desde Fevereiro de 1999, período em que teve uma audiência média de 1.354.000 pessoas.
Para o director de Informação da estação pública, Luís Marinho, os resultados devem-se “à clareza dos objectivos definidos”. “Neste momento existe uma grande sintonia entre as direcções e a administração. Todos sabemos para onde vamos, qual é o caminho traçado”, salienta.
“Os resultados estão à vista. A informação da RTP é a preferida dos portugueses em todos os segmentos. Temos uma imagem de objectividade, isenção e rigor que o público reconhece e que contraria as críticas de alguma opinião pública”, destaca ainda Luís Marinho. Também a administração da RTP se mostra satisfeita com os resultados. Luís Marques reitera que, há dois meses, a estação tomou “medidas corajosas que poderiam ter custos” e exemplifica com a redução do Telejornal para cerca de 50 minutos úteis e os programas temáticos pós-Telejornal. “Isto é uma prova que há espaço para mudar e arriscar”, afirma Luís Marques.
MAIS CURTO, MAIS VISTO
Desde 11.09.06 o ‘Telejornal’ tem apenas uma hora de duração. São cerca de 50 minutos úteis para a informação em horário nobre. Desde então, o noticiário lidera várias vezes a lista dos programas mais vistos do dia. As excepções são a favor do futebol ou das novelas.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)