Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
6

TELENOVELA DAS SEIS NÃO PASSA ANTES DAS OITO

O Ministério da Justiça do Brasil vetou a exibição da próxima telenovela brasileira, 'Chocolate e Pimenta'. Com estreia marcada para dia 8 de Setembro, às 18h00, a novela só poderá ser exibida depois das 20h00 por decisão oficial.
11 de Agosto de 2003 às 00:00
Murilo Benício é um dos intérpretes de Chocolate com Pimenta
Murilo Benício é um dos intérpretes de Chocolate com Pimenta FOTO: Direitos Reservados
A notícia foi avançada pelo jornal paulista 'Folha de São Paulo' e refere que o governo reclassificou a telenovela depois de uma leitura da sinopse levada a cabo por vários técnicos do ministério. Esse grupo de análise classificou a telenovela como imprópria para menores de 12 anos - o que obriga a passar para o horário das 20h00 - por "desvirtuamento moderado de valores éticos e conflitos psicológicos atenuados".
A trama de 'Chocolate e Pimenta', da autoria de Walcyr Carrasco, decorre nos anos 20 e é inspirada na opereta 'Viúva Alegre'. A primeira classificação do ministério teve a nota de 'livre', mas após algumas alterações feitas pelo autor a novela recebeu nota encarnada.
A TV Globo recebeu a notícia com grande surpresa e já fez saber que vai recorrer da decisão, até porque no mesmo despacho o Ministério da Justiça brasileiro classificou como 'livres' alguns programas polémicos, nomeadamente 'Hora da Verdade' e 'Brasil Urgente', só porque são ao vivo.
Na versão original de 'Chocolate e pimenta', Ana Francisca (papel interpretado por Marina Ximenes) é uma mulher pobre que se apaixona pelo rico Danilo (Murilo Benício). No entanto, ao saber da paixão, a família do rapaz obriga a uma separação, sem saber que Ana se encontra grávida. É então que ela decide casar com um rico industrial e vai viver para Buenos Aires (Argentina). Mas com a morte do marido, ela herda um imenso património e volta à sua cidade natal, no Brasil, para se vingar. A diferença é que na nova sinopse ela não se vai vingar.
Carrasco diz que a decisão do ministério é uma contradição, "pois assim a telenovela ficou ainda mais romântica e menos violenta em termos de sentimentos.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)