Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
4

Televisão totalmente digital até 2012

A União Europeia quer abandonar o sistema de televisão analógica e implementar a televisão digital até 2012, tornando-se a primeira região no Mundo a usar esta tecnologia em exclusivo. A proposta foi apresentada esta terça-feira pela Comissão Europeia.
24 de Maio de 2005 às 17:34
Dois países membros da UE - a Finlândia e a Suécia - já planeiam ‘desligar’ a transmissão analógica em 2007 e 2008, mas o executivo da UE quer acelerar este processo para todos os 25 países do bloco.
A Comissão anunciou que a maioria dos membros da UE apontaram 2010 como o ano para proceder à mudança, enquanto outros seis países escolheram 2012 como prazo limite.
Ao estabelecer uma data limite para esta mudança, a Comissão acredita que será mais fácil para a indústria tirar vantagem da capacidade de transmissão que estará disponível.
“Ao recomendar 2012 como o limite para a mudança para o sistema digital, eu gostaria de dar um sinal político de que... a televisão digital será brevemente uma realidade. Quanto mais depressa procedermos à mudança, mais cedo irão surgir benefícios para os cidadãos e para os negócios” afirmou Viviane Reding, a Comissária para a Sociedade de Informação e Comunicação Social.
Em Portugal, uma operadora de televisão por cabo já aderiu ao sistema digital, mas apenas em alguns canais. O investimento feito por esta operadora está ainda à espera de 'colher frutos', aguardando um crescimento do número de clientes aderentes ao novo sistema.
Em Inglaterra, uma transmissora televisiva também tentou implementar uma rede digital terrestre, mas o custo do serviço não agradou aos consumidores, tornando esta iniciativa num fracasso.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)