Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
6

Televisões mostram trunfos para este ano

Em ano de forte contenção de despesas, as televisões vão tentar cativar o público proporcionando-lhe o melhor entretenimento. Começando pela ficção, uma das grandes apostas da RTP 1 é uma série baseada na história de uma família que regressa a Portugal após a independência de Angola, vendo-se obrigada a recomeçar a sua vida a partir do nada.
6 de Janeiro de 2012 às 00:00
Mariana Monteiro é a heroína de ‘Doce Tentação’, a nova novela da TVI
Mariana Monteiro é a heroína de ‘Doce Tentação’, a nova novela da TVI

"O registo será próximo do ‘Conta-me Como Foi’, histórico-contemporâneo, de época. Até final de Março, teremos todos os guiões escritos e devemos emitir em Setembro de 2012", disse Hugo Andrade, director de Programas da estação pública, à Correio TV. No campo da ficção histórica, a RTP 1 prepara seis novidades. Soraia Chaves integra o elenco de duas delas: ‘Barcelona: Cidade Neutral’ (estreou ontem, dia 5), com Nicolau Breyner e Filipe Duarte, sobre os exilados políticos durante a Primeira Grande Guerra, e ‘Florbela’, uma biografia de Florbela Espanca, com Dalila Carmo e Ivo Canelas. Seguem-se: ‘Vermelho Brasil’, com Joaquim de Almeida, que relata a tentativa fracassada da Coroa Francesa de conquistar o Brasil aos portugueses; ‘Operação Outono’, um thriller político sobre a operação que levou ao assassinato de Humberto Delgado pela PIDE, com Nuno Lopes e Carla Chambel; ‘As Linhas de Torres’, sobre as invasões francesas e ‘Família Açoriana’, de Nicolau Breyner, cuja acção decorre no século XIX. A estação investe ainda em novas temporadas de ‘Maternidade’ e ‘Liberdade 21’. "Em 2012, a RTP 1 intensificará igualmente a emissão de séries da BBC. Na ficção nacional, haverá um conjunto de novos projectos, a apresentar a seu tempo, incluindo séries e telefilmes", adianta Hugo Andrade. Entre estes está ‘Incógnito’, um telefilme com Lúcia Moniz e Pedro Laginha, que integra os 13 filmes produzidos pela Plural para a RTP.

Na SIC, a mais aguardada obra de ficção é ‘Dancin’ Days’ (Maio), a adaptação da telenovela brasileira de Gilberto Braga, que terá Joana Santos a liderar o elenco, ao lado de Albâno Jerónimo e Ana Guiomar. Já a TVI prepara três telenovelas: ‘Doce Tentação’ (estreia dia 8), com Mariana Monteiro e Diogo Amaral a protagonizar esta história de amor e traição; ‘Destino’, a tão esperada obra de Tozé Martinho, com Fernanda Serrano, Nicolau Breyner e Bárbara Norton de Matos nos principais papéis; e uma terceira que começa a ser rodada em Junho, mas que ainda não tem nome, e que será interpretada por Virgílio Castelo e Maria João Luís. Para 2012, a estação da Media Capital também iniciará a exibição dos 26 telefilmes que produziu. Entre eles estão ‘Noiva Procura-se’, com José Carlos Pereira e Paula Neves, ‘Par Ideal’, com Pedro Górgia e Ana Brito e Cunha, ‘112’, com Jéssica Athayde e Sofia Grillo, e ‘Primeira Dama’, com Virgílio Castelo e Helena Isabel. A estrear brevemente está, também, ‘A Casa é Minha’, uma sitcom com Nicolau Breyner, José Raposo e Maria João Abreu, e ‘Portal do Tempo’, série juvenil com Sofia Grillo e Marcantonio Del Carlo, sobre um grupo de jovens que viaja no tempo.

No que diz respeito a programas de entretenimento, Sílvia Alberto será o rosto forte da RTP 1, ao conduzir o novo concurso de talentos da estação, ‘Não me Sais da Cabeça’ (2.º trimestre), que terá figuras conhecidas de várias áreas a interpretar grandes sucessos da música portuguesa. Em apreciação está, também, uma segunda edição de ‘Masterchef’. Confirmado está ‘Herman 2012’, assim como o regresso de ‘5 Para a Meia-Noite’ (final do 1.º trimestre), agora na RTP 1, e uma nova temporada de ‘O Elo Mais Fraco’, com Pedro Granger. Já este mês, o canal do Estado estreia ‘Viagem ao Centro da Minha Terra’ (hoje às 21h00), uma série documental sobre um conjunto de locais surpreendentes de Portugal, e ‘Urgências 24’ (dia 9), um ‘doc-reality’ que acompanha o trabalho das equipas do INEM no seu dia-a-dia.

Para este fim-de-semana, a SIC revela três dos seus maiores trunfos para o ano que começou. ‘Dr. White’ (amanhã, 21h45), mostra como Miguel Stanley, juntamente com uma equipa de especialistas, vai mudar a imagem de muitos portugueses. Logo a seguir, oportunidade para assistir a ‘Até à Verdade’ (23h15), em que Rita Ferro Rodrigues tenta desvendar crimes por resolver com a ajuda de dois conceituados mediuns britânicos, Brian Robertson e Simon James. Depois, no domingo (21h45), Marco Horácio anima a noite com ‘Ganha Num Minuto’, um concurso composto por uma sequência de divertidas provas, em que o objectivo é ganhar um prémio de 20 mil euros. Depois do Verão, Cláudia Vieira e João Manzarra voltam a juntar-se para apresentar mais uma edição de ‘Ídolos’, isto depois de a SIC ter desistido de ‘X-Factor’ por ser um formato mais caro. Ainda sem confirmação continua ‘Love Lab’, um reality show da Fremantle que junta, na mesma casa, quatro solteirões e 15 belas mulheres. É possível que esta seja a aposta de Carnaxide para o último trimestre do ano.

Na TVI já se fala numa terceira edição de ‘Casa dos Segredos’, e Teresa Guilherme manifestou o seu interesse em voltar a conduzir o formato, se possível já em Março. Antes de isso acontecer, os serões de domingo serão preenchidos, já a partir de dia 22, por ‘A Tua Cara Não me é Estranha’, uma espécie de ‘Chuva de Estrelas’ com famosos que tem Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha como apresentadores e Luís Jardim, Alexandra Lencastre, António Sala e José Carlos Pereira no júri. Entre os concorrentes, destacam-se Toy, Romana, Sónia Brazão, David Carreira e Rodrigo Menezes, entre muitos outros. Outra novidade é o regresso de Fernanda Serrano à apresentação. A actriz conduz um doc-reality que acompanha a aventura de um grupo de famosos – entre eles Luís Esparteiro, Sara Prata, Joana Solnado – na Indonésia. Entretanto, hoje estreia uma nova época de ‘Depois da Vida’, com Iva Domingues a conduzir o programa com a médium Janete Parker.

A partir de Fevereiro, a RTP 2 exibe mais de 30 documentários nacionais. ‘Um Dia no Museu’ (domingo, 19h30), sobre os museus de Portugal, e ‘A Conversa dos Outros’ (dia 15), sobre os bairros lisboetas, juntam-se a uma série sobre surf e outra dedicada ao Brasil. No que diz respeito a série internacionais, destaque para ‘Alcatraz’ (Maio), uma das produções mais aguardadas este ano. Sarah Jones e Jorge Garcia protagonizam a série sobre uma equipa que investiga o regresso de prisioneiros e de guardas que desapareceram da mítica prisão. De referir ainda as novas temporadas de ‘Anatomia de Grey’, ‘Mad Men’, ‘Fringe’, ‘Mentalista’, ‘Dexter’ e ‘Shameless’.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)