Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
6

Tempos de antena estão em risco

O Governo e as televisões privadas estão novamente em cenário de guerra. O Executivo liderado por José Sócrates, através do Ministério da Administração Interna, propôs reduzir em 30% o valor a pagar às estações pela emissão dos tempos de antena relativos às eleições presidenciais. A SIC e a TVI recusam e dizem aceitar apenas um corte de 5%. O CM apurou ainda que a RTP estará disposta a aceitar uma redução até 15%.
7 de Janeiro de 2011 às 00:30
Debate entre Cavaco Silva e Manuel Alegre, na RTP 1, foi o mais visto pelos portugueses, conquistando 1 384 000 telespectadores
Debate entre Cavaco Silva e Manuel Alegre, na RTP 1, foi o mais visto pelos portugueses, conquistando 1 384 000 telespectadores FOTO: Pedro Catarino

Perante o diferendo, as estações assumem que a emissão dos tempos de antena dos seis candidatos às presidenciais de 23 de Janeiro, que deveriam arrancar no próximo domingo, estão em risco. "Se a posição se mantiver, poderão não haver tempos de antena", confirma ao CM fonte da SIC.

A Lei prevê que os canais generalistas devem transmitir tempos de antena dos candidatos em horário nobre, sendo compensados financeiramente pela cedência do espaço em grelha. E, de acordo com as verbas transferidas nas legislativas de 2009, o valor total deve rondar os 2,5 milhões de euros. Contas feitas, o Governo propõe um corte de 750 mil euros, a RTP aceita uma redução total de 375 mil, já as privadas recusam cortar mais de 125 mil euros.

O diferendo poderá, contudo, ainda ser resolvido, já que para hoje está marcada uma nova reunião. Neste encontro deverão estar presentes as três estações, um representante do Ministério da Administração Interna e o STAPE – Secretariado Técnico dos Assuntos para o Processo Eleitoral.

Caso não exista um entendimento, o CM sabe que a SIC e a TVI estão dispostas a fazer um acordo e, em conjunto, recusar ceder espaço da grelha para a emissão dos tempos de antena. A concretizar--se esta medida seria a primeira vez que um canal generalista não emitia estes espaços de divulgação das mensagens políticas.

Até ao fecho desta edição, não foi possível obter uma reacção do MAI.

TEMPOS DE ANTENA SIC RTP TVI
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)