Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
9

Tiro saiu pela culatra

'Bang Bang’, o inesperado ‘western’ que a TV Globo escolheu para sua novela no horário das 19h00, foi, fazendo analogia com os ‘cowboys’ e os tiroteios da trama, um tiro que saiu pela culatra. Estreando com uma média baixa, a produção tem visto a sua audiência diminuir a cada semana e já é uma preocupação para a emissora.
29 de Novembro de 2005 às 00:00
Bruno Garcia dá vida a ‘Ben Silver’, um dos protagonistas da nova novela da Globo, cuja trama tem estado no centro da polémica
Bruno Garcia dá vida a ‘Ben Silver’, um dos protagonistas da nova novela da Globo, cuja trama tem estado no centro da polémica FOTO: d.r.
Na noite de estreia, em Outubro, a novela registou 31 pontos no índice de audiência do Ibope ( Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística). Já não era lá grande coisa, mas ainda estava dentro do tolerável. O problema é que, desde aí, os números não pararam de cair e, na semana passada, por exemplo, a média foi de apenas 25 pontos. Para a Globo o padrão da novela das 19h00 é de 35 pontos, mas é aceitável até, no máximo, 30. Abaixo disso pode falar-se em desastre.
Os problemas da novela começaram a ser públicos pouco depois da estreia. Apenas nove dias depois, numa situação absolutamente inédita, o autor Mário Prata deixou de escrever a trama, sendo substituído por uma das suas assessoras, Márcia Prates. A desculpa oficial foi que um problema na articulação de um dos ombros impedia Mário Prata de escrever e o obrigava a afastar-se temporariamente. O que chegou à Imprensa é que o temperamento alegadamente explosivo de Prata tornou inadiável o seu divórcio com a Globo. Nunca mais voltou.
Como se isso já não bastasse, milhares de telespectadores, isoladamente ou representando associações diversas, congestionaram os computadores da emissora carioca com e--mails em protesto contra a banalização da violência exibida na trama, o despropósito de os personagens terem todos nomes ingleses e a novela ser muito mais um faroeste sem pés nem cabeça do que uma novela. Mudanças foram introduzidas às pressas, criando mais romance e menos zaragata, mas, tendo em conta os números do Ibope, não deu resultado.
'BELÍSSIMA' EM QUEDA
Estreada há três semanas, ‘Belíssima’, a nova novela das 20h00 – que estreará em breve na SIC –, também não teve a repercussão esperada, mas, pelo menos, não é nenhum fracasso.
Começou com 52 pontos de audiência, dois a menos do que o registado na estreia da antecessora, ‘América,’ e um pouco abaixo do ideal para o horário. Apesar de um ou outro sobressalto nos números, tem-se mantido em padrões aceitáveis.
Novela absolutamente urbana e a primeira totalmente passada e gravada na cidade de São Paulo, ‘Belíssima’, de Sílvio de Abreu, gira em torno do mundo da moda e da beleza e tem no seu elenco de alto luxo nomes como Fernanda Montenegro, Lima Duarte, Glória Pires, Cláudia Abreu, Tony Ramos e Cláudia Raia, entre outros.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)