Trabalhadores da RTP ‘atiram-se’ a Luís Osório e Marçal Grilo
Comissão de Trabalhadores não gostou da crónica do escritor e jornalista, sobre a renúncia de Marçal Grilo ao CGI da estação pública.
Miguel Azevedo
30 de Março de 2023 às 01:30
“Pior que a encomenda”, com um “atrevimento próprio da ignorância” e num “timing calculado”. É assim que a Comissão de Trabalhadores (CT) da RTP classifica os comentários do escritor e jornalista Luís Osório sobre a renúncia de Marçal Grilo ao Conselho Geral Independente (CGI) da estação. Em causa está o espaço de opinião (‘Postal do Dia’) que Luís Osório assina diariamente na TSF, e em concreto o do passado dia 24, sob o título ‘Marçal Grilo, O ‘velho’ que foi posto no lugar pelos jovens do Conselho de Trabalhadores da RTP’. Nesse espaço, ele responsabilizava a CT pela renúncia do ex-ministro da Educação ao CGI, ao qual se referiu como “outro ex-ministro octogenário”, e acusava-a de ter “lixado mais um”.
Agora, em comunicado com o título ‘Errar e Reincidir’, foi a vez da CT se atirar a Luís Osório. “Quando nos referimos a alguém como
octogenário não estamos a desclassificar a pessoa nem a designação reveste na nossa pena as conotações pejorativas que, pelos vistos, implica na diatribe de Osório”, escreve a CT, que embora reafirme a sua “reserva e frustração” pela escolha de Marçal Grilo, refuta a “imagem de bota-abaixo” que Luís Osório quer passar sobre “os tipos do Conselho de Trabalhadores”, como lhes chamou.
No mesmo comunicado, deixa também uma alfinetada ao próprio Marçal Grilo, que desistiu de integrar o órgão que supervisiona a RTP depois de saber do desacordo da CT, justificando que não tinha “nem idade nem paciência para as impertinências” da comissão. Escreve agora a CT que “em democracia é preciso ter idade, paciência e estômago para encaixar críticas legítimas”.
Ver comentários