Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
1

TRADIÇÃO AJUDA RTP

O ‘Natal dos Hospitais’ (com mais de oito horas de duração) ajudou – acompanhado pelo jogo Académica-Benfica – a estação pública a colocar-se na liderança das audiências de quarta-feira, com uma vantagem de mais de 10% em relação à actual líder SIC e à TVI.
19 de Dezembro de 2003 às 00:00
Nas contas do dia, o canal público obteve 36,2% de ‘share’, ao passo que a SIC teve que se contentar com 26,1% e a TVI com 24,5%. Este resultado significa o segundo melhor dia da estação pública desde 1 de Setembro de 2000, o que, para Nuno Santos, director-adjunto de programas, “serve para mostrar a consolidação da RTP”
O ‘Natal dos Hospitais’(13.ª posição na tabela dos programas mais vistos) registou uma audiência média de 8,4% e um ‘share’ global de 42,1%, ao passo que o jogo da Taça de Portugal entre a Académica e o Benfica registou 15% de audiência e 34,3% de ‘share’.
De manhã, a primeira parte de ‘Natal dos Hospitais’, que decorreu no Hospital Militar do Porto entre as 09h00 e as 13h00 e que marcou o regresso de Sónia Araújo ao ecrã da RTP – seguida pelo ‘Jornal da Tarde’ – permitiu ao canal público duplicar a sua audiência vespertina habitual.
Este foi o melhor resultado de sempre que o ‘Natal dos Hospitais’ conquista desde 1998. Nesse ano, o programa registou 54,9% de ‘share’, mas teve cerca de seis horas de emissão. Quanto à audiência média, 1999 foi o ano mais alto, com 11,3%.
Além da tradição, Nuno Santos considera que a modernidade do programa ajudou em muito. “Reformatámos grande parte do programa, introduzimos-lhe novos conteúdos e alargámos isso à intervenção da nossa informação e da nossa rede de correspondentes. Fazemos hoje um programa mais global e não um simples repositório de canções ao vivo”, diz, acrescentando que a RTP investiu muito “numa linha de programação especial dedicada ao Natal”. “Estamos, de certa maneira, a colher os frutos desse trabalho”, diz.
No ‘ranking’ dos dez dias mais competitivos da RTP, SIC e TVI, entre o dia 1 de Setembro de 2000 e 17 de Dezembro deste ano, anteontem, foi o segundo melhor dia para a estação, sendo que o primeiro foi a 21 de Maio deste ano (47,4% de ‘share’). A SIC obteve o mesmo valor (o seu mais alto) a 17 de Janeiro de 2001. Quanto à TVI, o seu melhor dia foi a 20 de Maio de 2001, com 43,4% de ‘share’.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)