Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
6

Tratamento VIP para a superstar

Bárbara Guimarães é tratada como uma verdadeira ‘superstar’. A apresentadora, que põe as famílias a cantar nas noites de domingo da SIC, é acarinhada por todos, desde técnicos a concorrentes, e até tem direito a um verdadeiro spa no camarim.
9 de Novembro de 2007 às 00:00
Chega sempre cedo ao estúdio da Valentim de Carvalho, em Paço de Arcos, para se preparar para o directo de domingo de ‘Família Superstar’, que inclui, além de maquilhagem e cabeleireiro, uma sessão de massagens – para relaxar e aliviar a tensão na hérnia discal que a incomoda há anos – e chá, muito chá, para ‘aguentar’ mais de três horas em directo.
10H00
Às 10h00 a apresentadora entra no estúdio, onde ensaia até à hora de almoço, e regressa mais tarde, pelas 18h00, para uma nova etapa. “A lufa-lufa do directo é antecedida por uma sessão de 90 minutos de massagem de relaxamento.
Ela sofre há anos de uma hérnia discal e por isso, às vezes, até no final do directo precisa de repetir a massagem”, revela à Correio TV um elemento da produção.
O tratamento, feito por técnicos do Spa Harnn & Thann, termina com uma espécie de meditação com o mestre François, que veio há três meses da Tailândia”, adiantou a mesma fonte. E acrescenta que nos intervalos – que em estúdio têm a duração de cerca de dez minutos – a apresentadora aproveita e “faz ainda ‘foot spa’ (massagens nos pés), porque anda de saltos muito altos durante quase quatro horas, o que é muito violento”.
Aliás, a própria Bárbara confessou no último directo, depois da prestação de Isabel Bernardo, que cantou descalça ‘Modinha para Gabriela’, da novela ‘Gabriela’ – a primeira novela brasileira exibida em Portugal, em 1977, que fez parar os portugueses e até os digníssimos deputados à Assembleia da República –, que as dores nos pés, devido à altura dos saltos, a atormentam e que “também já tinha pensado, de facto, tirar as sandálias”.
DANÇAR E CANTAR
Mas não é a hérnia discal nem as dores nos pés que impedem Bárbara Guimarães de dançar e cantar durante a actuação dos concorrentes.
A apresentadora, seja do lado dos seniores ou dos juniores, gosta de dar o seu pezinho de dança e de soltar a voz, mas apenas em coro.
Durante os castings de ‘Família Superstar’ revelou à nossa revista que por vezes até canta em casa “mas longe dos ouvidos das outras pessoas, para os preservar”. Recorde-se que a apresentadora se estreou como cantora numa das galas dos Globos de Ouro, da SIC, e que para tal “teve de treinar as frases musicais durante duas semanas”. Mas, em sua opinião, conforme confessou na altura, o resultado final “não foi um desastre”.
CHÁS RELAXANTES E DIURÉTICOS
Durante a sua permanência nos estúdios, Bárbara bebe vários chás relaxantes e diuréticos. “Ela fica muito nervosa e tensa, principalmente no dia da gala. Vive intensamente os ensaios e os directos. Ao domingo, a Bárbara está num grande stresse, a decorar cartões (com o alinhamento do programa) e a rever posições em palco, por isso precisa de todas estas atenções para acalmar e concentrar-se”, adianta a mesma fonte da produção.
Mas já na véspera, sábado, a apresentadora tem direito a um merecido tratamento VIP. “A Bárbara chega às 14h00 para os ensaios e sai por volta da 01h00 e às vezes mais tarde. Certa vez foi-se embora por volta das 05h00”, refere a produção.
ESTÚDIO
No estúdio da Valentim de Carvalho, Bárbara Guimarães é tida como “uma pessoa muito acessível para todos os que trabalham com ela. Ela está rodeada de pessoas de que gosta e confia, portanto é sempre muito amável. Também é muito simpática para toda a equipa técnica e para os concorrentes”. António Muñoz, produtor da SIC, também só tem elogios a fazer à apresentadora de ‘Família Superstar’. “É óptimo trabalhar com a Bárbara, ela é uma pessoa muito acessível, sempre bem-disposta e muito solidária com a equipa técnica e de produção. Além disso, está profundamente ligada a todos”, salienta, acrescentando, em relação aos participantes do concurso, que “ela é muito carinhosa com os concorrentes e está genuinamente interessada por eles e por tudo o que lhes diz respeito”.
O PROGRAMA
Não é fácil conduzir um programa com a envergadura de ‘Família Superstar’, com uma dúzia de seniores e outra de juniores e ainda as famílias mais directas, a quem a apresentadora faz questão de dar uma palavrinha depois da actuação para saber a opinião de cada um.
Apesar da ajuda do teleponto, com o texto que Bárbara segue quase sempre à risca, há sempre um ou outro imprevisto, sobretudo quando, nas entrevistas aos participantes ou familiares, surge alguém a protestar porque o parente ou amigo aparece pouco nos directos do Palácio do Sobralinho. É nestas alturas que Bárbara se vê obrigada a improvisar e a cortar a palavra aos ‘protestantes’. Também em conversas com o júri, a apresentadora tem de responder à letra às brincadeiras dos jurados.
HERMAN JOSÉ
Herman José, que já co-apresentou os Globos de Ouro com Bárbara Guimarães, define-a como “uma profissional muito correcta que tenta de dia para dia livrar-se da ‘síndrome do excesso de preocupação’, que a leva por vezes a encobrir as suas angústias e incertezas com um sorriso nervoso e uma atitude tensa de quem ainda não percebeu que lhe basta existir tal como é para ser perfeita. Está cada vez mais perto dessa normalidade”.
O protagonista e autor de ‘Hora H’, da SIC, adianta que, no programa, a apresentadora é “correcta, afável, simpática e muito meiga para quem merece”. Herman não põe de parte a ideia de voltar a trabalhar com Bárbara: “Não tenho a menor dúvida em compartilhar com ela qualquer situação. Acho que ambos só teremos a ganhar”. Quanto à sua participação em ‘Família Superstar’, o actor / cantor adianta: “O impacto positivo da minha prestação superou em muito aquilo de que estava à espera”.
MAQUILHADORA DIVIDIDA: ENTRE BÁRBARA E CATARINA
Além do terapeuta há outras pessoas que Bárbara Guimarães não dispensa e que a acompanham para todo o lado. São elas o cabeleireiro Patrick, a maquilhadora Cristina Gomes – ambos responsáveis inclusive pelo penteado e pela maquilhagem do seu casamento com Manuel Maria Carrilho. Aliás, Cristina Gomes é também a maquilhadora de outra figura bem conhecida dos portugueses, Catarina Furtado. A apresentadora da RTP1, que foi recentemente mãe, conduziu as edições de ‘Dança Comigo’.
TRATAMENTO VIP PARA A APRESENTADORA: MASSAGENS
Bárbara Guimarães não prescinde dos serviços de François, o terapeuta da Harnn & Thann Natural Home Spa, que cuida do seu bem-estar sobretudo aos sábados e domingos, quando a apresentadora se prepara para as galas de ‘Família Superstar’.
"É MUITO SURPREENDENTE": José António Tenente, Estilista
- Como é trabalhar com a Bárbara?
- A nossa relação de trabalho começou em 96, é já bastante longa, o que faz com que a confiança seja mútua e os contributos sejam de ambas as partes. O processo pode iniciar-se com desenhos e/ou tecidos propostos por mim, com sugestões da Bárbara, ou ainda por alguma questão técnica muito específica. O desenvolvimento de cada vestido passa por várias provas e daí que o processo seja também ‘vivo’. Não podemos esquecer que estas colaborações não são o mesmo que criar as minhas colecções. Para cada programa televisivo existem objectivos e também condicionantes diferentes, e é preciso adaptarmo-nos a eles. No caso de ‘Família Superstar’, o trabalho tem estado a correr muito bem e de um modo entusiasmante. A partir dos temas das galas, temos brincado com a personagem que a Bárbara vestirá em cada programa.
- Qual a cor preferida de Bárbara?
- Várias, mas o preto e o vermelho são as que me ocorrem de imediato.
- Há alguma cor ou estilo que recuse usar?
- A Bárbara é muito surpreendente: com ela muita coisa é possível, por isso não há muito essa ideia de territórios interditos na cor e no estilo.
- Que tipo de roupa a favorece mais?
- Não há nada que lhe fique mal. Em minha opinião, e para televisão, o que melhor a prestigia é a silhueta justa, na qual o decote, a cintura e as pernas têm destaque. No entanto, no dia-a-dia, gosto igualmente de a ver com uma imagem mais descontraída, com malhas e jeans, por exemplo.
PERFIL
Nasceu em Angola em 1973. Estreou-se na TVI e mudou-se para a SIC, onde se destacou no entretenimento. Casada com Manuel Maria Carrilho, tem um filho de três anos, Diniz Maria.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)