Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
8

Triple play faz baixar preços

Multiplicam-se as ofertas de canais em pacotes que proporcionam também internet e telefone ao consumidor.
16 de Fevereiro de 2007 às 00:00
Triple play faz baixar preços
Triple play faz baixar preços
A TV Cabo juntou-se aos quatro operadores que em Portugal proporcionam pacotes integrados de televisão, internet de banda larga e telefone, conhecidos por ‘triple play’. O principal trunfo reside num custo global inferior ao da soma dos três serviços prestados separadamente. Este tipo de oferta está a expandir-se em Portugal.
Fonte oficial da PT Comunicações confirmou à Correio TV que irá lançar o seu serviço dentro de meses. Este irá concorrer também com o da TV Cabo (PT Multimédia), propondo no entanto uma tecnologia diferente, inerente à rede de cobre (IPTV).
Na nova oferta da TV Cabo avulta o reduzido custo mensal da ligação telefónica para qualquer rede fixa nacional (9,99 euros), além de um tarifário próprio para redes móveis e o estrangeiro. Este montante é adicionado, na factura mensal, ao dos serviços de TV (pacote Clássico ou Funtastic Life) e de internet (quatro pacotes alternativos) com desconto de cinco euros. A novos clientes é oferecido um desconto adicional (13,59 euros).
O sistema de preços reduzidos é praticado por todos os operadores, cujos serviços e tarifas são muito diversificados. As vantagens de cada pacote têm que ser analisadas pelo interessado em função da sua localização geográfica e das preferências, designadamente no domínio dos canais de TV propostos. São também decisivos para a opção final o preço dos serviços, a qualidade da transmissão e a capacidade de resolução de problemas.
CABOVISÃO
Cobre actualmente amplas áreas a sul do Porto e ainda muitas cidades da Beira Interior, a região a leste de Lisboa, margem Sul do Tejo, Alentejo e Barlavento algarvio.
Para o ‘triple play’, os clientes dispõem de uma Box TV (televisão) e um modem (internet e telefone). A rede do operador é de fibra óptica e cabo coaxial.
TVTEL
Transmite nos concelhos do Porto, Gondomar, Gaia, Matosinhos e Maia. Começa neste mês a funcionar em Oeiras e tenciona entrar noutro concelho da Grande Lisboa.
Um modem único faculta internet e telefone. Na televisão, a operadora começou a instalar este mês a set top box para sintonia digital. Rede de fibra óptica e cabo coaxial.
AR TELECOM
Emite em Lisboa e no Porto, onde dispõe de meios para servir 200 mil e 100 mil lares, respectivamente. Não revela o n.º de clientes.
Um modem (Net e telefone) e uma set top box (TV). Operador emite exclusivamente por rádio (BFWA), sem fios.
CLIX SMARTV
A respectiva rede “está ao alcance de mais de 50% da população nacional”, compreendendo “os principais aglome- rados populacionais do continente”.
É necessária apenas uma TV box para a televisão. A ligação à internet, com ou sem fios, não requer modem. É o único operador ‘triple play’ a usar, por enquanto, rede de fio de cobre (tecnologia ADSL 2 ). E o único, portanto, com sistema IPTV.
TV CABO
O serviço, que arrancou em Janeiro, pode chegar a “80% da rede da TV Cabo”, que conta actualmente “com cerca de 2,8 milhões de casas passadas a nível nacional”.
O cliente tem que dispor de um modem para a internet e outro para o telefone. Estes dois dispositivos passarão a ser um único, a partir do segundo trimestre deste ano. Os assinantes do pacote Funtastic Life (televisão digital) têm também que usar uma ‘set top box’ para proceder à sintonia dos canais. A rede do operador é de fibra óptica e de cabo coaxial.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)