Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
2

TV Cabo digital em Luanda

A primeira rede de televisão por cabo integralmente digital do continente africano está a ser instalada em Luanda, capital de Angola, num investimento de 18 milhões de dólares em que participa o grupo português Visabeira.
11 de Outubro de 2005 às 00:00
O projecto está a ser implantado pela TV Cabo Angola, criada em 2002, cujo capital é detido em partes iguais pelo grupo português e pela Angola Telecom, a empresa estatal de telecomunicações. “A fase experimental terminou no início de Outubro e estamos a preparar o arranque do serviço para o público”, salientou Paulo Varela, vice-presidente da Visabeira. O lançamento oficial deverá ocorrer em meados de Novembro.
A TV Cabo Angola disponibiliza, em vários pacotes de assinatura, um total de 85 canais de televisão e 25 canais de música, além de internet de banda larga, em várias opções de velocidade. “A grande mais-valia é, sem dúvida, a internet”, frisou Paulo Varela, destacando a importância do serviço de internet de banda larga com ligação permanente, especialmente relevante num país onde a oferta de banda larga é muito reduzida e a ligação à ‘net’ é uma permanente fonte de problemas.
Relativamente aos canais disponibilizados, Paulo Varela frisou a “grande aposta na língua portuguesa”, não apenas ao nível de canais de TV portugueses e brasileiros, mas também com produções de outros países lusófonos.
A TV Cabo Angola, apesar de ainda não ter lançado oficialmente o serviço, conta actualmente com cerca de 500 assinantes, prevendo atingir 20 mil clientes nos primeiros meses de 2007, altura em que o serviço abrangerá toda a zona urbana de Luanda, num total de cerca de 100 mil residências. Nesta altura, a rede cobre algumas áreas da zona mais alta da cidade, incluindo os bairros nobres de Alvalade e Miramar, estimando os responsáveis pelo projecto que cerca de 40 por cento da capital angolana possa estar abrangida até Dezembro.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)