Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
1

TV espanhola ajuda a deixar de fumar

As principais televisões espanholas colocaram em marcha várias iniciativas para ajudar os telespectadores a deixar de fumar, na sequência de uma Lei Antitabaco que, a partir de amanhã, entra em vigor no país vizinho. Antena 3, Telecinco e Cuatro estão, desde o início da semana, a transmitir vários programas e campanhas antitabaco.
31 de Dezembro de 2005 às 00:00
A Antena 3, por exemplo, transmitiu um especial intitulado ‘É Fácil Deixar de Fumar’, baseado no método de Allen Carr, no qual convidaram cerca de 150 pessoas fumadoras que aceitaram o desafio de viver sem cigarros. Além desta iniciativa, a estação construiu um ‘site’ para ajudar e incentivar quem quer deixar de fumar. Nos primeiros dias de funcionamento, mais de cinco mil pessoas inscreveram-se no programa.
O canal Telecinco, por sua vez, dedica o mês de Janeiro ao tema, na sua campanha ‘12 Meses, 12 Causas’. O lema ‘Por Uma Vida Sem Tabaco’ será o esteio de toda a programação da estação, implicando séries e blocos informativos. Durante o dia, a estação passará uma publicidade institucional, na qual se enumeram as sensações que as pessoas recuperam quando deixam de fumar.
Já durante o ano, que hoje termina, os responsáveis do canal decidiram que o ‘reality show’ ‘Big Brother’ teria uma acção importante na função de educar os telespectadores. Os concorrentes da última edição foram proibidos de fumar dentro de casa, com o canal a disponibilizar um gabinete médico a quem desejasse perde o vício.
A Cuatro, criada em Novembro, também se disponibilizou a ajudar os seus telespectadores. A sua iniciativa consistiu em juntar quatro fumadores, dois homens e duas mulheres, e acompanhar todo o processo de ‘desintoxicação’, registando as consultas iniciais e todas as fases do tratamento.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)