Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
4

TV paga a subir

No ano de 2009, o número de telespectadores da TV por subscrição aumentou em Portugal, seguindo uma tendência internacional. No balanço geral das audiências, só o Cabo registou uma subida significativa, com 18,2% de quota de audiência em 2009, contra os 15,2% registados em 2008. Nos canais em sinal aberto, a RTP 1 e a RTP 2 subiram ligeiramente (ver gráfico ao lado) e a TVI e a SIC perderam telespectadores.
4 de Janeiro de 2010 às 00:30
TV paga a subir
TV paga a subir FOTO: D.R.

Segundo dados da Anacom, no segundo trimestre de 2009, o número de assinantes de televisão por subscrição em Portugal já ultrapassava os 2,37 milhões (mais 233 mil do que no período homólogo de 2008). E, para explicar esta tendência, especialistas do sector falam em falta de qualidade das grelhas dos canais generalistas e mais apetência, por parte dos espectadores, para pagar por conteúdos televisivos.

Rui Cádima, professor universitário, considera que "o modelo de negócio das TV generalistas tenderá a desaparecer, para se adaptar ao modelo de negócio da TV não-linear". Mas para Rupert Murdoch, dono da New Corp., que detém a FOX, o problema está no financiamento: "A boa programação é cara e não pode continuar a ser suportada apenas pelas receitas publicitárias", diz. Nos Estados Unidos, o grupo FOX vai retirar conteúdos como jogos de futebol entre universidades, das grelhas de sinal aberto, passando a exibi-los só nos canais pagos. Também a ABC, a CBS e a CNN apostam numa oferta alternativa, com canais pagos dirigidos às famílias e às comunidades.

APONTAMENTOS

ZON LIDERA

ZON TV Cabo lidera a TV paga em Portugal, com 69% da quota de mercado (1 591 000 clientes).

TV E NET

O mercado da TV via internet também registou, em todo o Mundo, um aumento de 64%.

JOVENS

São os espectadores com idades até aos 24 anos que fazem crescer este sector.

Ver comentários