Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media

TVI ACUSA RTP DE CONTRAPROGAMAÇÃO

A TVI acusou ontem a RTP de praticar “pura contraprogramação” ao exibir em diferido, na passada terça-feira, o jogo entre as selecções sub-21 de Inglaterra e Portugal, quando estava prevista a transmissão em directo.
11 de Setembro de 2003 às 00:00
A TVI acusa a RTP de exibir o Inglaterra-Portugal em diferido para fazer concorrência directa com o BB
A TVI acusa a RTP de exibir o Inglaterra-Portugal em diferido para fazer concorrência directa com o BB FOTO: Carlos Patrão (Record)
“O que se passou ontem (anteontem) com a RTP e o jogo Inglaterra-Portugal foi pura contra-programação”, afirmou ao CM o responsável pelo gabinete de Relações Públicas da Quatro, António Monteiro Coelho, referindo-se à posição oficial da estação.
A RTP tinha agendada a transmissão em directo do encontro – a contar para o apuramento para o Campeonato da Europa 2004 de sub-21 –, mas decidiu trocar o futebol pelo ‘Telejornal’, onde tinha como peça forte o escândalo de pedofilia, nomeadamente o caso dos filmes pornográficos.
Segundo o gabinete de Imprensa da RTP, a alteração da grelha foi decidida na véspera do jogo. “Só fazemos alterações em grandes acontecimentos”, afirmou fonte do gabinete, acrescentando que a estação pública tenta “privilegiar os horários normais de grelha, dando especial atenção ao ‘Telejornal’, que é transmitido para todo o Mundo”.
No entanto, a TVI refere ainda que se tratou de uma alteração não justificada e decidida “em cima da hora”.
“A mudança em cima da hora e sem que tenha sido dada qualquer justificação para que o jogo das selecções sub-21 deixasse de ser em directo, para passar mais tarde em diferido, foi uma clara prova de contra-programação”, diz a Quatro.
A TVI acrescenta que esta polémica medida do canal público “demonstra bem que a estratégia da RTP em termos de serviço público pouco ou nada mudou”.
“Um jogo que era decisivo para o apuramento da nossa selecção, anunciado em autopromoção na RTP como de interesse público, acabou por ser mudado só para fazer concorrência directa com o ‘Big Brother’”, acusa a estação de Queluz de Baixo, afirmando ainda que o canal público utilizou a mesma estratégia “a semana passada, com o jogo FC Porto-Sporting”.
A TVI conclui a sua posição, referindo que estará atenta “ao que se vai desenrolar num futuro próximo”.
Por seu lado, a estação de Carnaxide comentou o caso com uma curta declaração: “Sem prejuízo da nossa completa reprovação a situações desta natureza protagonizadas pelo serviço público, a SIC fará os comentários adequados em sede própria”.
O CM tentou obter uma declaração da administração da RTP, mas tal não foi possível até ao fecho desta edição.
REACÇÕES
TVI
“É pura contraprogramação”. É assim que a TVI comenta as alterações da RTP à transmissão do jogo entre as selecções sub-21 de Inglaterra e Portugal. A Quatro diz ainda que a mudança da grelha foi decidida “em cima da hora sem que tenha sido dada qualquer justificação”. “Demonstra bem que a estratégia da RTP em termos de serviço público pouco ou nada mudou”, acrescenta a estação de Queluz de Baixo.
SIC
A estação de Carnaxide respondeu ao caso através de um curto comunicado. “Sem prejuízo da nossa completa reprovação a situações desta natureza protagonizadas pelo serviço público, a SIC fará os comentários adequados em sede própria”, refere o canal.
RTP
O gabinete de Imprensa da estação pública justificou as mudanças da grelha de programação com a maior importância do ‘Telejornal’. “Só fazemos alterações em grandes acontecimentos”, explica o gabinete, acrescentando que a RTP dá “especial atenção ao ‘Telejornal’, que é transmitido para todo o Mundo”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)