Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
6

TVI dá garantia a União de Leiria

A dona da TVI deu uma garantia bancária de 750 mil euros para que o clube de futebol do União de Leiria conseguisse um empréstimo para fazer face às suas necessidades de tesouraria.
22 de Agosto de 2010 às 00:30
Media Capital considera um procedimento “normal” a garantia bancária à União de Leiria SAD
Media Capital considera um procedimento “normal” a garantia bancária à União de Leiria SAD FOTO: Paulo Cunha/Lusa

De acordo com o documento de demonstrações financeiras da Media Capital referentes ao primeiro trimestre deste ano, ao qual o CM teve acesso, a Media Capital avançou com uma garantia bancária à União de Leiria SAD. Esta, escreve o grupo de media, foi "prestada no âmbito de um crédito em conta corrente contraído junto a uma instituição bancária pela União de Leiria SAD para suprir necessidades de tesouraria".

A Media Capital tem uma participação de 20% na SAD do clube leiriense, sendo um accionista financeiro sem participação na gestão do clube. Fonte do departamento de relações com investidores da dona da TVI disse ao CM que se tratou de um procedimento "normal" que foi solicitado pela SAD da União de Leiria a um dos seus accionistas.

Este é apenas um dos avais do grupo de media, que, por exemplo, tem garantias de 8,5 milhões para processos de execução fiscal. Além disso, existe um montante garantido de 4,2 milhões para processos judicias.

No total, a Media Capital prestou garantias num valor superior a 54 milhões de euros, sendo que a maior fatia (35 milhões) tem que ver com uma carta de conforto que garante o pagamento da emissão de papel comercial efectuada pelo grupo de media. Em 2007, a dona da TVI obteve um financiamento de 131 milhões de euros para reestruturar a dívida e financiar um plano de aquisições.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)