Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
8

TVI e SIC perdem 36,5 milhões

O mercado publicitário português continua em quebra e, em 2012, o universo de canais da TVI e da SIC perdeu 36,5 milhões de euros em receitas, quando comparado com o ano anterior.
1 de Abril de 2013 às 01:00

Na Impresa, a quebra publicitária na área televisiva atingiu os 9,5 milhões de euros, uma diminuição de 9,8%. Já na TVI, os vários canais de Queluz perderam 26,9 milhões, ou seja, um recuo de 22%.

Contas feitas, a perda de publicidade no universo TVI e SIC atingiu os 36,5 milhões de euros.

Apesar de os canais de Francisco Pinto Balsemão terem resistido melhor à quebra do mercado publicitário, em termos globais, a Media Capital, dona da TVI, teve melhores resultados, com um lucro de 11,9 milhões. Já a Impresa, que detém a SIC, teve um prejuízo de 4,89 milhões, um resultado afetado, entre outros, pelos custos de reestruturação de 4,9 milhões verificados em 2012.

No final de dezembro, a dona da SIC tinha uma dívida líquida de 204,1 milhões, uma melhoria de 8,9 milhões face ao mesmo período de 2011. Já a dívida da Media Capital era de 102,6 milhões, uma melhoria superior a 3,3 milhões de euros

A RTP ainda não revelou as contas de 2012, mas o CM sabe que o grupo público obteve 48 milhões de euros de receitas comerciais, um recuo de 12,3 milhões face ao ano anterior. A quebra deverá ser quase em exclusivo da publicidade, cujos proveitos no ano transato terão caído para menos de 28 milhões de euros. 

SIC TVI publicidade mercado receitas quebra
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)