Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
4

TVI sobe em Maio SIC e RTP descem

Maio foi o melhor mês do ano para a TVI, que confirmou a liderança das audiências. Em contrapartida, SIC e RTP 1 obtiveram os piores registos de 2007, estando empatados em matéria de share.
4 de Junho de 2007 às 00:00
'Ilha dos Amores', com Sofia Alves e Diana Chaves, entre outros, é vista por 1,4 milhões de espectadores
'Ilha dos Amores', com Sofia Alves e Diana Chaves, entre outros, é vista por 1,4 milhões de espectadores FOTO: direitos reservados
Contas feitas aos cinco primeiros meses do ano, conclui-se que a estação de Queluz de Baixo seja a que congrega mais telespectadores, atingindo 28,3% de share médio (em cada cem televisores ligados, 28,3 estavam sintonizados na TVI), conservando, assim, a liderança. A SIC e RTP 1 encontram-se empatadas: 26,1%.
A estação mais vista pelos portugueses, ainda de acordo com os dados da Marktest, obteve, em Maio, ao longo do dia, um share de 28,9%, o melhor do ano. Fevereiro e Março foram os piores meses do canal dirigido por José Eduardo Moniz, com 28%. A SIC, que em Janeiro lograra a melhor quota de telespectadores, 27,1%, ficou-se pelos 25,4%, menos três décimas do que em Abril. A RTP 1, essa, baixou uma décima também relativamente àquele mês.
A TVI, único canal a registar uma variação positiva, pode também orgulhar--se de ter no portfólio o produto regular mais visto: ‘Ilha dos Amores’ (ver caixa). O episódio exibido a 2 de Maio foi o quinto programa do mês no top das preferências, atrás do futebol. O jogo Liverpool-Chelsea, da Liga dos Campeões, seguido por dois milhões de espectadores, ‘venceu’ o mês.
NOVELA 'ILHA DOS AMORES' É ÂNCORA
A telenovela ‘Ilha dos Amores’ é a âncora do horário nobre da TVI, vencendo, na esmagadora maioria das vezes, o campeonato das audiências (anteontem, por causa do futebol, ficou em segundo). Estreada a 26 de Março, a trama produzida pela NBP para a estação de Queluz de Baixo, gravada em parte na ilha de São Miguel (Açores), é seguida em média por 1,4 milhões de telespectadores, maioritariamente do sexo feminino (46,1%).
A SIC, igualmente dependente das telenovelas – é o género televisivo que os portugueses mais vêem, de acordo um estudo realizado recentemente pela Marktest –, embora as disperse mais pelo dia, tem em ‘Páginas da Vida’ o produto que lhe vem rendendo mais dividendos. Contudo, o formato, com assinatura da estação brasileira Globo, entra agora na recta final.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)