Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
2

UM FARDO PESADO

Depois da Boa Hora, Monsanto. Menos varandas, menos populares, menos apupos, menos confusão, mas a mesma excitação. O processo Casa Pia, cujo julgamento se iniciou há uma semana, ameaça ser longo, desgastante e penoso para todos. Em primeiro lugar, para as vítimas. Essa é, aliás, a única certeza que todos temos.
4 de Dezembro de 2004 às 00:00
UM FARDO PESADO
Até ao momento, não há culpados, há apenas indícios. Sou dos que resistem a entrar no enorme circo do dedo acusador esticado. Deixemos a Justiça funcionar e presumamos, como manda de resto a Lei neste Estado de Direito como é o nosso, a inocência de qualquer cidadão até que os Tribunais concluam o contrário. Portanto, assim sendo, apenas temos uma certeza: houve abusos, existem vítimas. Essas são as primeiras sofredoras, são os primeiros a penar com o mediatismo do caso, são os primeiros a merecer uma Justiça justa, célere e eficaz.
O processo, que como fez questão de lembrar um dos advogados de defesa, se deverá prolongar por todo o ano judicial, é também desgastante e penoso para a comunicação social. Apostados em tentar relatar tudo o que se passa no julgamento, em condições de grande dificuldade, para lá daquelas decorrentes das circunstâncias jurídicas, os jornalistas sabem que têm uma pesada missão pela frente. Por um lado, devem procurar o rigor e a seriedade a que o seu estatuto obriga; em segundo lugar, têm sobre si o fardo dos excessos cometidos durante a fase de instrução do processo; finalmente, têm de ser claros na explicação de conceitos que a maioria dos portugueses não domina e sobre um assunto melindroso, que não permite dúbias interpretações.
Os primeiros episódios correram bem e é de realçar o esforço das televisões para cumprir todas estas premissas. Apesar do folclore criado à porta do Tribunal e da excitação de alguns repórteres, a cobertura feita pelas estações foi positiva, com enquadramento, objectividade e a dose certa de emoção, que dá sempre a indispensável cor a qualquer transmissão directa.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)